A planta é originária da África, adora calor e se adaptou muito bem no Brasil. Floresce bastante e se desenvolve com facilidade em canteiros e também em vasos, desde que receba sol e bastante água.
De cada galho, faça estacas de 10 cm, retirando as flores e folhas. Experimente utilizar um hormônio enraizador para estimular a brotação da estaca e “plante-a” num recipiente com palha de arroz queimada, mantendo sempre úmido, em ambiente quente, mas protegido do sol.
Como cuidar: A mussaenda se desenvolve melhor quando cultivada a pleno sol, podendo ser plantada isoladamente, em vasos e em grupos formando conjuntos ou renques, junto a paredes, muros e grades, em terra fértil. Recomenda-se a rega freqüente, mantendo-se o solo sempre úmido, mas evitando o encharcamento.
No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8. Fazer poda podas logo após o período de flores, para incentivar a floração seguinte.
Em locais ensolarados, solo fértil e bem drenado, mas com regas regulares. Não tolera bem lugares muito frios. Para a formação de um arbusto de copa bonita é necessário podar, quando iniciar o rebrote das gemas na primavera. Aproveitar a ocasião para adubar com composto orgânico ou húmus de minhoca.
Cuidados com a Mussaenda vermelha – Mussaenda erythrophylla Não tolera o frio. Cultivada a pleno sol, onde apresenta uma floração continua, mas pode tolerar meia-sombra. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Regas regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Aprecia o sol direto, onde a florada é mais intensa, mas em regiões muito quente, a Mussaenda deverá ser plantada em locais que receba apenas o sol da manhã. Cultivada em solo fértil, rico em matéria orgânica, enriquecido com farinha de osso, bem drenado. As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido.
Muitos dos arbustos floríferos pertence a este grupo e florescem na primavera até o verão ou final de outono, como a Mussaenda (Mussaenda). No primeiro ano após o plantio, nos meses entre o final do outono e início da primavera, cortar os ramos débeis ou que estão dirigidos para a parte interna da copa.
A Mussaenda alicia prefere regas abundantes sem, no entanto, encharcar o terreno que deve ser rico em matéria orgânica. As podas não final da floração incentivam a compactação dela e a próxima florada que pode ser estimulada usando farinha de peixe, enriquecida com cinzas de lenha e farinha de sangue.
Como formalizar o MEI na prefeitura?
O que caracteriza a escola clássica?
Quais as principais consequências da seca no Nordeste?
O que acontece se eu colocar gasolina no motor a álcool?
Qual é o chá mais consumido no Japão?
O que plantar junto com hortelã?
Qual é melhor Sculptra ou Elleva?
Como está Compuesta la perífrasis de gerúndio?
O que aconteceu com a filha de Lagertha?
Para que serve a espada na boca do Zoro?
O que significa a carta à Justiça no amor?
Quem tem problema de estômago pode comer banana?
Qual a melhor meia de compressão para trombose?
O que diz a habilidade EF03LP21?
Quem era o oficial que Jesus curou seu filho?
Como é feita pesquisa quantitativa?
São características da educação não formal?
Como fazer um gráfico de colunas múltiplas no Excel?
Quais os riscos de usar um pneu remold?
O que diferencia a radiação ionizante das demais radiações eletromagnéticas?