Doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico não funciona normalmente e ao invés de proteger ele acaba causando problemas. A princípio o sistema imune de uma pessoa produz anticorpos quando se tem uma infecção, uma toxina ou ainda quando surge um câncer.
Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
No entanto, para identificá-las, alguns sintomas podem ser bastante característicos no momento do diagnóstico....
Diagnóstico de Doença auto-imune O médico iniciará o processo de diagnóstico por meio de um exame físico e de uma série de perguntas sobre histórico médico e familiar. Depois, solicitará a realização de alguns exames. Estes variam de doença para doença, dependendo da causa específica.
Uma vez que a maioria das doenças autoimunes não têm cura, são portanto consideradas crónicas. Dado que se desenvolvem por uma falha no sistema imunitário, as doenças auto-imunes têm diferentes fases.
O diagnóstico das patologias autoimunes é habitualmente feito com base no quadro clínico e na pesquisa de auto-anticorpos no sangue. O auto-anticorpo mais comum é o FAN (ANA) (leia: EXAME FAN – FATOR ANTINUCLEAR ), que pode estar positivo em várias, mas não todas, doenças autoimunes.
As causas das doenças autoimunes ainda não são desconhecidas. A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos.