O que é um ativo fiscal diferido?

Pergunta de Ariana Soraia de Pires em 02-06-2022
(38 votos)


O que é um ativo fiscal diferido?

Ouça em voz altaPausar19.2.2.6 – Ativos Fiscais Diferidos são os valores dos tributos a recuperar em exercícios futuros sobre lucros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis; b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados, observada a base de cálculo de cada tributo.

O que é ativo fiscal corrente?

Ouça em voz altaPausarReconhecimento de passivos e ativos fiscais correntes Se o valor já pago relacionado aos períodos atual e anteriores exceder o valor devido para aqueles períodos, o excesso deve ser reconhecido como ativo.

Como contabilizar ativo fiscal diferido?

Ouça em voz altaPausarUm ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...



Que situações dão origem ao reconhecimento de ativos ou passivos por impostos diferidos?

Ouça em voz altaPausarA maioria dos passivos e ativos fiscais diferidos surge da inclusão de despesa ou receita no lucro contábil em um período diferente daquele em que é tributável ou dedutível. A contrapartida desse diferimento deve ser reconhecida na demonstração do resultado.

O que é ativo e passivo fiscal diferido?

Ouça em voz altaPausarO passivo fiscal diferido é o valor do imposto que será cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis. Já o ativo fiscal diferido abrange o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro.

O que é ativo diferido exemplos?

Ouça em voz altaPausarAinda segundo a Lei 6.404/76, trata-se de Aplicação de Recursos em gastos de implantação e pré-operacionais, por exemplo, podemos citar: pesquisa e desenvolvimento de produtos; gastos de implantação de sistemas e métodos e gastos de reorganização.



O que são tributos correntes a recuperar?

Ouça em voz altaPausarDespesa tributária (receita tributária) é o valor total incluído na determinação do lucro ou prejuízo para o período relacionado com o tributo sobre o lucro corrente ou diferido. Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período.

O que são ativo e passivo fiscal?

Ouça em voz altaPausarBase fiscal de ativo ou passivo é o valor atribuído àquele ativo ou passivo para fins fiscais. A despesa tributária (receita tributária) compreende a despesa tributária corrente (receita tributária corrente) e a despesa tributária diferida (receita tributária diferida).

Quando contabilizar imposto diferido?

Ouça em voz altaPausarDurante o novo exercício ou quando o lucro se tornarem tributáveis, é preciso que o valor contínuo da conta prevista para o imposto diferido seja transferido para a conta de Provisão do IR no Passivo Circulante. Desta forma, o resultado de determinado período não será alterado.



O que é diferido passivo?

Ouça em voz altaPausarPassivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis. (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados.

Quando ocorre a classificação fiscal?

A classificação fiscal ocorre quando uma determinada mercadoria recebe um código específico de identificação para que a partir desse código seja definido todo um tratamento tributário para o item em questão.

Como são classificados os investimentos?

Investimentos (art. 179, III, Lei 6.404/76): neste grupo devem ser classificados os imóveis que a empresa eventualmente possua com a finalidade de locação ou valorização (CPC 28), e as participações em sociedades coligadas (art. 243, §1ª, Lei 6.404/76), controladas (art. 243, §2ª, Lei 6.404/76) e controladas em conjunto (CPC 19);

Quando ocorre a reclassificação fiscal?

A reclassificação fiscal ocorre quando a empresa recebe um produto com determinadas características, transforma esse produto, dando a ele novas especificações, e por essa razão acaba surgindo a necessidade de enquadrá-lo em uma nova categoria, atribuindo ao mesmo uma nova NCM, ...

Qual a estrutura do ativo?

Atualmente a estrutura do ativo é basicamente a seguinte: 1. Ativo: 1.1 – Ativo Circulante. 1.2 – Ativo Não Circulante. 1.2.1 Ativo Realizável a Longo Prazo. 1.2.2 Investimento. 1.2.3 Imobilizado. 1.2.4 Intangível. A primeira distinção relevante a se fazer sobre os Ativos é em relação a sua classificação como Circulantes ou Não ...



Outras questões

Como responder mensagem no Instander?

Como remover objetos de fotos no PC?

Como Imprimir PDF com borda?

Como tirar a minha DNP?

Como tirar marca d'água gratuito?

O que causa o tártaro nos dentes?

Como excluir o Sandbox?

O que as pessoas fazem com iPhone roubado?

Como criar um grupo de missões?

Como fazer o Firefox reabrir todas as abas fechadas?

Como vai funcionar as aulas online das escolas estaduais?

Como baixar histórico MT5?

Como funciona o sistema de moedas do GetNinjas?

Como fazer um livro no InDesign?

Como fazer um casamento com 20.000 reais?

Quais são as fases da lua?

Como realizar um atendimento eficiente ao cliente?

Como funciona uma transmissão manual?

Como é feita a transmissão da voz através do telefone celular?

Qual a importância do feedback do cliente?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com