O que é um ativo fiscal diferido?

Pergunta de Ariana Soraia de Pires em 02-06-2022
(38 votos)


O que é um ativo fiscal diferido?

Ouça em voz altaPausar19.2.2.6 – Ativos Fiscais Diferidos são os valores dos tributos a recuperar em exercícios futuros sobre lucros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis; b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados, observada a base de cálculo de cada tributo.

O que é ativo fiscal corrente?

Ouça em voz altaPausarReconhecimento de passivos e ativos fiscais correntes Se o valor já pago relacionado aos períodos atual e anteriores exceder o valor devido para aqueles períodos, o excesso deve ser reconhecido como ativo.

Como contabilizar ativo fiscal diferido?

Ouça em voz altaPausarUm ativo fiscal diferido deve ser reconhecido para o registro de prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados na medida em que seja provável que estarão disponíveis lucros tributáveis futuros contra os quais os prejuízos fiscais não utilizados e créditos fiscais não utilizados possam ser ...



Que situações dão origem ao reconhecimento de ativos ou passivos por impostos diferidos?

Ouça em voz altaPausarA maioria dos passivos e ativos fiscais diferidos surge da inclusão de despesa ou receita no lucro contábil em um período diferente daquele em que é tributável ou dedutível. A contrapartida desse diferimento deve ser reconhecida na demonstração do resultado.

O que é ativo e passivo fiscal diferido?

Ouça em voz altaPausarO passivo fiscal diferido é o valor do imposto que será cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis. Já o ativo fiscal diferido abrange o valor do imposto que será cobrado de acordo com o lucro recuperável no futuro.

O que é ativo diferido exemplos?

Ouça em voz altaPausarAinda segundo a Lei 6.404/76, trata-se de Aplicação de Recursos em gastos de implantação e pré-operacionais, por exemplo, podemos citar: pesquisa e desenvolvimento de produtos; gastos de implantação de sistemas e métodos e gastos de reorganização.



O que são tributos correntes a recuperar?

Ouça em voz altaPausarDespesa tributária (receita tributária) é o valor total incluído na determinação do lucro ou prejuízo para o período relacionado com o tributo sobre o lucro corrente ou diferido. Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período.

O que são ativo e passivo fiscal?

Ouça em voz altaPausarBase fiscal de ativo ou passivo é o valor atribuído àquele ativo ou passivo para fins fiscais. A despesa tributária (receita tributária) compreende a despesa tributária corrente (receita tributária corrente) e a despesa tributária diferida (receita tributária diferida).

Quando contabilizar imposto diferido?

Ouça em voz altaPausarDurante o novo exercício ou quando o lucro se tornarem tributáveis, é preciso que o valor contínuo da conta prevista para o imposto diferido seja transferido para a conta de Provisão do IR no Passivo Circulante. Desta forma, o resultado de determinado período não será alterado.



O que é diferido passivo?

Ouça em voz altaPausarPassivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis. (c) compensação futura de créditos fiscais não utilizados.

Quando ocorre a classificação fiscal?

A classificação fiscal ocorre quando uma determinada mercadoria recebe um código específico de identificação para que a partir desse código seja definido todo um tratamento tributário para o item em questão.

Como são classificados os investimentos?

Investimentos (art. 179, III, Lei 6.404/76): neste grupo devem ser classificados os imóveis que a empresa eventualmente possua com a finalidade de locação ou valorização (CPC 28), e as participações em sociedades coligadas (art. 243, §1ª, Lei 6.404/76), controladas (art. 243, §2ª, Lei 6.404/76) e controladas em conjunto (CPC 19);

Quando ocorre a reclassificação fiscal?

A reclassificação fiscal ocorre quando a empresa recebe um produto com determinadas características, transforma esse produto, dando a ele novas especificações, e por essa razão acaba surgindo a necessidade de enquadrá-lo em uma nova categoria, atribuindo ao mesmo uma nova NCM, ...

Qual a estrutura do ativo?

Atualmente a estrutura do ativo é basicamente a seguinte: 1. Ativo: 1.1 – Ativo Circulante. 1.2 – Ativo Não Circulante. 1.2.1 Ativo Realizável a Longo Prazo. 1.2.2 Investimento. 1.2.3 Imobilizado. 1.2.4 Intangível. A primeira distinção relevante a se fazer sobre os Ativos é em relação a sua classificação como Circulantes ou Não ...



Outras questões

Como recuperar a senha da Nota Fiscal Paulista?

Como escrever informado?

Qual o remédio caseiro para piolho?

O que é como funciona o pecúlio?

O que é pedido de impugnação?

Como desbloquear o app Caixa Tem?

Quais as concordâncias do verbo fazer?

Como recarregar marcadores?

Como influenciar sem ser influenciado livro?

Qual o efeito do vinho na carne?

Como fazer a página carregar automaticamente?

Como tomar o chá de urucum?

Como usar voucher na decolar?

Onde recarregar Passe Card Fortaleza?

Como saber se o Bilhete Único está vinculado à empresa?

Como receber SMS do chip perdido?

Como configurar o MMS da TIM?

Como repor o fluido vital?

Como saber se o bebê tá com amarelão?

Como adicionar outra conta no Telegram?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com