Ele não sabe. Quando as células de uma região qualquer do corpo querem avisar o cérebro de que há algo errado – isto é, gerar a sensação de dor – elas usam moléculas chamadas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) para produzir outras moléculas chamadas prostaglandinas.
"O medicamento não detecta onde está a dor. Como ele está espalhado pelo sangue, o local que tem a dor absorve o remédio", explica o médico e farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP).
A dipirona é um medicamento com ações analgésicas e antitérmicas e cuja atuação tem início cerca de 30 minutos após a administração oral. Essa substância atinge o seu pico na concentração sanguínea 2 horas após a ingestão e é metabolizada pelo fígado e expelida pelo trato urinário.
Quando ingerimos um medicamento para dor, ele segue pelo nosso sistema digestório, sendo absorvido, principalmente, no intestino. Os componentes desse medicamento seguem então para a corrente sanguínea, onde terão acesso a diferentes partes do nosso corpo, incluindo a região na qual estamos sentindo dor.
Quanto tempo pra o remédio fazer efeito ? O medicamento atinge concentração máxima no sangue em cerca de 3h, e já tem efeito, permanecendo por cerca de 10 dias no organismo.
O princípio ativo do medicamento, ou seja, a substância que apresenta o efeito terapêutico, atua em locais predeterminados do nosso organismo. Isso ocorre porque, nesses locais, existem receptores específicos e o efeito do medicamento só ocorre quando o princípio ativo liga-se a esses receptores.
Analgésicos opioides
Como os analgésicos atuam no corpo? Como os analgésicos atuam no corpo? Os analgésicos bloqueiam as substâncias (receptores sensoriais) do corpo que enviam a mensagem ao cérebro dizendo que há um foco de inflamação ou algum outro problema. Quando o cérebro deixa de receber esse aviso, a dor cessa.
Outro tipo de analgésico é o chamado central, utilizado em casos de dor intensa e contínua, em casos mais graves como infarto e câncer, por exemplo. Entre os analgésicos desse tipo está a morfina, que atua diretamente no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), alterando a percepção de dor para o corpo todo.
A origem da palavra analgésico já diz tudo: em grego, an significa "sem" e algós, "dor". Um exemplo simples é o da queimadura. Assim que colocamos a mão em um local quente, antes mesmo de sentirmos a dor já desencostamos dali. Isso acontece porque as células nervosas do local queimado emitem um sinal imediato ao cérebro dizendo que há algo errado.
Entre os analgésicos desse tipo está a morfina, que atua diretamente no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), alterando a percepção de dor para o corpo todo. É importante salientar que dor é sempre um sinal de que algo não está bem. Pode ser uma simples dor de cabeça, um pequeno corte ou até um infarto.
Quanto é possível emagrecer em 4 dias?
Quais os tipos de lentes Varilux multifocal?
Qual o papel do catalisador nas reações?
Qual a maior obra já feita pelo homem?
O que são indicadores sociais Qual sua importância *?
O que acontece se beber Coca-cola todos os dias?
Quais as três formas de ouvir?
O que acontece quando o processo é publicado no Diário Oficial?
Qual o significado do emblema oficial dos Jogos Olímpicos?
Quando apelação não tem efeito suspensivo?
Como elaborar um material didático?
Qual a diferença de faringite e laringite?
O que significa escorreito em português?
Como saber se o amor é verdadeiro?
Quem é o protagonista de Fnaf 6?