O discurso científico afirma-se pelo esquecimento do autor (Orlandi, 1995), que o dizer é feito por interpretações, limitadas pela própria língua e formação discursiva do autor (sujeito) e do leitor (sujeito).
Há várias pistas que de alguma forma mostram como pode ter evoluído até a sua presente forma. Desde a filosofia grega, documentos expondo teses eram apresentados na forma de discursos ou diálogos, onde geralmente o autor apresentava sua tese e a debatia com um ou vários interlocutores, numa abordagem dialética.
A finalidade do discurso científico se caracteriza por uma visada demonstrativa, um querer estabelecer uma verdade para a qual é necessário desenvolver uma atividade de argumentação que situa alguns tipos de ra- ciocínios (axiomas e regras) e a escolha de argumentos que devem desempenhar o papel de prova.
1. Discurso científico. Questionamento acerca do saber realizado através de metodologias experimentais. O discurso científico se pauta em dados.
A revolução científica propriamente dita ocorreu nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros. ... Desenvolveu-se o estudo da química e da biologia e, no século XVIII, surgiu um conhecimento mais objetivo da estrutura e das funções dos organismos vivos.
16 curiosidades que você vai gostar
3 O discurso filosófico tem por objetivo provocar a indagação e a reflexão no leitor, enquanto que, o discurso científico é estruturado por meio de dados probatórios, com possibilidades de refutação, a ciência deve ser contraditória.
Tornar conhecido o resultado de uma investigação, com a utilização de teorias relacionadas, com uma metodologia clara e resultados bem definidos. ... Promover as ideias dos autores relacionados ao tema da pesquisa realizada. Chamar a atenção para um problema científico e resolvê-lo.
Portanto, o discurso literário se caracterizaria pelo desvio da linguagem cotidiana, sendo que esta ênfase na des- automatização da percepção se dá pelo “procedimento de singularização dos objetos”, cuja função é oferecer novas informações sobre temas e objetos que integram a experiência co- tidiana, que, no entanto, ...
O discurso nos mitos apresenta-se com uma narrativa marcada por analogias, metáforas e parábolas, enquanto, na Filosofia, o discurso apresenta-se marcado por questionamentos sucessivos a cada afirmação, por fundamentação e crítica sobre o saber afirmado.
Quanto tempo os pelos do corpo leva para crescer?
Como funciona o clique retire?
Como utilizar o ionômero de vidro?
Como funciona o chip de um celular?
Como colocar braçadeira no violão?
Como usar o cronógrafo do relógio?
Como funciona o coração de uma pessoa com ansiedade?
Como usar o aplicativo After Effects?
Sou aposentado e continuo trabalhando posso sacar meu FGTS?
Como usar o gel cola no cabelo?
O que é o deserto para o cristão?
O que não se pode fazer quando está tomando Roacutan?