Seja gentil e atencioso: ao mandar um e-mail formal solicitando algo é fundamental deixar esclarecer a necessidade do pedido de maneira educada e refinada. Usar o 'por favor' ou 'por gentileza' antes ou depois do pedido dá o tom formável e agradável que um pedido de solicitação precisa ter.
Após concluir o texto, o fecho deve ser bem sucinto ( a sugestão é encerrar com “Atenciosamente”) e ser seguido de 3 espaços duplos. No fim do documento deve constar a assinatura do remetente , acima do nome, do cargo ou função desempenhada.
A estrutura vai se dividir em curtas funções que compõem a unidade textual. A princípio, deve-se marcar o tempo e espaço em que a carta foi redigida, identificar o destinatário e o remetente, inserir vocativo e inserir a solicitação, seguida de agradecimento e despedida.
Ao mandar um e-mail formal solicitando algo, deixe claro no assunto e no corpo do e-mail o que você espera que seja feito, a urgência e os prazos. Mencione apenas o necessário no e-mail, nada a menos e nada a mais. Seja educado e profissional, use “por favor” e “obrigado”.
Se vamos pedir um favor, solicitar uma ajuda, requisitar algo,… é imperativo que esse pedido seja feito da forma mais educada possível, preferencialmente acompanhado de um sorriso e de uma atitude reverente....2. Por favor
Resposta: A carta de solicitação faz parte das cartas comerciais e deverá possuir: timbre da empresa, iniciais do departamento, número da carta, local e data, destinatário, referência, assunto, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.
Roteiro para escrever aviso de sinistro
Para fazer uma carta de solicitação, é necessário, antes de tudo, ter uma solicitação clara em mente, bem como um destinatário com poder referente ao assunto do pedido, pois não adianta solicitar algo a uma figura de poder que atua em outra área.
(Cidade), (dia) de (mês) de (ano). O modelo acima é um exemplo genérico e pode ser aplicado em diversas situações de uso da carta de solicitação. A depender do contexto de uso, alguns detalhes serão adaptados, como as informações do remetente — em alguns casos, pode-se exigir a apresentação do número de documentos, por exemplo.
Quando estiver escrevendo uma carta de solicitação do trabalho, para favores no nível profissional ou acadêmico, diga o motivo do pedido logo no começo. Preferencialmente, coloque o seu pedido na primeira linha, ao invés de no fim da carta. Por ter inserido a informação mais importante da carta no começo, não é necessário dizer novamente no final.
Por fim, outro detalhe de muita relevância é que a carta de solicitação é argumentativa, ou seja, ela deve apresentar justificativas embasadas para o pedido. Não se deve fazer uma carta de solicitação narrativa, bem como é preciso evitar tudo que foge do foco da solicitação.
Quais os danos causados por um vulcão?
Quando floresce a sakura no Brasil?
Quais os sintomas de uma artéria entupida?
Como ficou a nova lei para PcD?
Como é o número 1997 em Romano?
Pode dar ovo com casca para cachorro?
Como fazer uma denúncia no Ministério Público do Trabalho?
É possível contratar sem licitação?
Quando o condutor estacionar o veículo junto ao ponto de embarque e desembarque?
O que são números racionais exemplos?
O que um cuidador não pode fazer?