Uma pesquisa realizada pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos, em 2015, mostrou que o vapor gerado pelo aparelho também pode causar inflamações pulmonares. Substâncias como a acroleína, presente neste tipo de vape, são danosas às moléculas que mantêm as células endoteliais unidas.
O Inca reforça que os dispositivos não são seguros, podendo também causar dermatite, doenças cardiovasculares e até mesmo câncer. Além disso, o Instituto alerta para o risco de experimentação do cigarro convencional, que pode ser três vezes maior para pessoas que usam cigarro eletrônico.
“Há uma falsa impressão de que o cigarro eletrônico não faz mal, mas a maioria contém nicotina, que é altamente viciante.” A médica diz que, apesar de ter menos substâncias tóxicas que o cigarro comum, ele não é totalmente isento desses compostos.
Muitas das substâncias usadas nesses dispositivos têm um teor de nicotina que pode ser fatal. O médico pneumologista Francisco Mazon explica que enquanto um cigarro comum tem entre 1 mg e 2 mg de nicotina, o cigarro eletrônico costuma ter de 3 mg até 5 mg.
Embora os fabricantes afirmem que o narguilé eletrônico apresente menos risco à saúde, estudos não confirmam esta tese. Pesquisas de opinião já demonstraram que grande parte das pessoas acredita que o narquilé não faz mal.
17 curiosidades que você vai gostar
Por ser uma ferramenta eletrônica cujos efeitos ainda são pouco conhecidos, a permissão do Ministério da Saúde compreende apenas o seu uso, sendo que, conforme determina a Resolução nº 46/2009 da ANVISA a propaganda, comercialização e importação do cigarro eletrônico é proibida no Brasil.
Processo de queima e vaporização
O fumante inala a fumaça, levando os componentes do cigarro para o sangue. Já no vape não há combustão. O aparelho funciona por vaporização. O líquido usado no cigarro é aquecido por uma pequena resistência presente no acessório e passa por um processo de evaporação.
Você deve inalar de forma lenta, de dois a três segundos, em vez de inalar profundamente. Mantenha o vapor em sua boca, em vez de inalar para seus pulmões. O vapor deve ficar na sua boca e ser absorvido através das membranas mucosas. Não é necessário inalar para seus pulmões; na verdade, não é recomendado.
Quando utilizar pela primeira vez, encha o tanque até a metade e pingue 3 – 4 gotas pelo bocal. Aguarde 10 min para usar. Repita o processo caso troque de resistência. A duração da resistência depende de vários fatores como: tempo de uso, forma de uso, líquidos de qualidade entre outros.
Como funciona o sistema PEPS e UEPS?
Como fazer capa e contracapa de trabalho no Word?
Quanto tempo dura um Passe de Batalha no Fortnite?
Como inserir texto antes de uma tabela?
Como funciona o simulado da Estácio?
Como funciona um controlador PWM?
Quanto Gympass paga para academia?
Como criar blocos no AutoCAD 2018?
Como funciona uma cromatografia?
Qual é o banco que mais rende na poupança?
Qual o significado do filme Jogos Mortais?
O que acontece se não pagar a Zona Azul?
Como criar formulário para inserir dados no Excel?
O que é controle de tração e estabilidade?
Qual a importância do controle de estoque em pequenas empresas?