No pulso, basta colocar o dedo indicador e médio esticados sobre o pulso, logo abaixo da base do dedo polegar. Se for no pescoço, você também pode colocar o dedo indicador e médio na lateral do pescoço, próximo de uma veia carótida, pressionando levemente até sentir a pulsação.
“A frequência cardíaca de uma pessoa varia ao longo de um mesmo dia, em virtude de diversos fatores, como alimentação, sono, medicamentos, atividades física ou mental, expectativa e até por crises de ansiedade. A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista.
Frequência respiratória ou ritmo respiratório é a designação dada em fisiologia animal e em medicina ao número de ciclos respiratórios que um animal completa num lapso específico de tempo, sendo mais comum ser expressa em respirações por minuto.
Geralmente, podemos afirmar que entre 10 e 30 respirações por minuto é um valor considerado dentro do normal, mas é necessário prestar atenção às variações da frequência respiratória entre as diferentes raças de cães por forma a não interpretarmos um fenómeno que é fisiológico como sendo patológico:
O tempo habitual de medição da respiração é de um minuto. Outros sinais vitais constantes úteis para a prática médica veterinária são a temperatura, a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Se você disser à pessoa que vai medir a respiração, ela pode mudar a velocidade com que respira sem ao menos perceber. Peça que ela respire normalmente. Para melhorar a precisão dos resultados, você pode medir a respiração três vezes e tirar a média delas.