O povoado que deu origem a Maceió surgiu num engenho de açúcar. Antes de sua fundação, em 1609, morava em Pajuçara Manoel Antônio Duro que havia recebido uma sesmaria de Diogo Soares, alcaide-mor de Santa Maria Madalena. ... O nome Maceió tem denominação tupi 'Maçayó' ou 'Maçaio-k' que significa 'o que tapa o alagadiço'.
Invadido por portugueses, franceses e, posteriormente, por holandeses, Alagoas é marcado pela miscigenação. Com um alto potencial turístico, o território alagoano atrai anualmente uma vasta gama de turistas que buscam tranquilidade e descanso em suas belas praias.
A cidade de Maceió é o principal centro econômico do estado de Alagoas. O setor terciário é o principal da cidade, em especial a administração pública, o comércio e o turismo. A cidade é um polo de serviços para a população alagoana. Além disso, é um dos principais centros do turismo de praia do litoral brasileiro.
5 de dezembro de 1815
Segundo registros, sua data oficial de fundação é 5 de dezembro de 1815, resultando do desmembramento do antigo município de Alagoas - atual Marechal Deodoro -, enquanto sua elevação à condição de vila deu-se em 29 de dezembro de 1816, graças ao desenvolvimento do porto marítimo de Jaraguá, o que dá corpo e substância ...
A história de um município pode começar em um povoado, que se formou devido à sua localização (à beira-mar, às margens de um rio, em um local protegido, perto de hospedarias) ou às atividades que se desenvolviam na região (feiras, criação de gado, agricultura). Os povoados começavam com um pequeno grupo de pessoas.
Governador
População | |
---|---|
População estimada [2021] | 3.365.351 pessoas |
População no último censo [2010] | 3.120.494 pessoas |
Densidade demográfica [2010] | 112,33 hab/km² |
Total de veículos [2020] | 930.933 veículos |
Século XIX. A vila de Maceió foi desmembrada no dia 5 de dezembro de 1815 da então Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, ou simplesmente Vila de Alagoas, atual cidade de Marechal Deodoro.
Passando de uma população de 27 703 pessoas em 18 1, este crescimento trouxe como consequência inúmeros problemas para a cidade. Maceió é praticamente toda servida pela rede de abastecimento de água potável com água encanada 90,7%. Segundo dados a rede elétrica atende 99,7% das residências.
Integra, com outros dez municípios alagoanos, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1,3 milhão de habitantes em 2015, sendo o mais populoso de Alagoas, sendo o 6º maior do Nordeste e o 23º de todo o país. A cidade tem uma temperatura média anual de 25 a 29 graus centígrados.
Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região da atual cidade de Maceió foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era ocupada por um desses povos tupis: o dos caetés.
Em 2017, a população de Maceió, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de habitantes na cidade e 2,8 milhão na região metropolitana, o que o tornava a maior aglomeração urbana de Alagoas. Em 2018, a densidade populacional foi estimada em 2.988,76 habitantes por quilômetro quadrado, sendo que um ...
Quais os requisitos e consequências do arrependimento posterior?
Quem saca o saque aniversário tem direito ao FGTS?
É possível pagar a carência do plano de saúde?
Quanto tempo dura a prova do PAS?
Quais são os elementos que todo plano de aula deve conter?
Qual o prazo para impugnar a justiça gratuita?
Quem manda mais coordenador ou supervisor?
Qual a diferença entre as carpas?
O que acontece quando inalamos produtos químicos?
Como ver todas as dívidas no CPF?