Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.
A emoção é uma reação neural provocada por estímulos psicofisiológicos. A unidade responsável é chamada de sistema límbico que é constituída por neurônios e pelo lobo límbico. A emoção acontece quando o córtex cerebral recebe informações fisiológicas.
As emoções são produzidas por distintos circuitos cerebrais. ... Cada emoção abrange circuitos cerebrais diferentes, ou seja, estruturas no cérebro específicas que geram reações e comportamentos distintos. Assim, as emoções são programas de ação, coordenados pelo cérebro, que gerencia alterações em todo o corpo.
O sistema límbico é na prática o responsável pelas emoções, porém isso é apenas no plano físico, ou seja, hormônios. Mas o ser humano é mais que isso, deve se levar em conta os diferentes níveis de consciência, onde ocorrem a supressão e a acessão destes sentimentos.
O sistema límbico é a parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções. Sentimentos humanos podem ser estudados por diversos métodos, como via biologia, fisiologia, filosofia, matemática ou psicologia.
As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.
Ainda assim, as emoções continuam desafiando cientistas e filósofos, que não sabem ao certo o que elas são e como se formam. Rir, tremer, suar frio, gritar, suspirar, entre outros, são demonstrações de diversos sentimentos e nem sempre têm o mesmo significado — o coração pode disparar de alegria ou de medo, por exemplo.
Emoções Socais, Secundárias ou Aprendidas: Surgem como consequência da socialização e do desenvolvimento de capacidade cognitivas. A maioria de autores situam a sua aparição por volta dos dois anos e meio ou três. São posteriores às primárias, isto é, o medo surge primeiro e, posteriormente, o sentimento de ameaça, enfado…
Para o estudo, 10 atores tiveram os cérebros escaneados pela máquina de ressonância enquanto viam o nome de nove emoções por escrito: raiva, nojo, inveja, medo, felicidade, luxúria, orgulho, tristeza e vergonha.
Rodrigo Fonseca, presidente e fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), explica que a palavra “emoção” vem do latim emovere: o ‘e’ significa energia, enquanto o ‘movere’ significa movimento.
Pode usar corticoide no rosto?
Quem é o dono de uma servidão?
Quanto tempo dura um saco de arroz?
Quantas professoras devem ter no berçário?
Como invocar o olho de Cthulhu?
O que está sendo mais pesquisado na internet?
Qual a renda para ser cliente exclusivo Bradesco?
Qual é o personagem de Naruto mais odiado?
Quando o CA 19 9 elevado e câncer?
Como diminuir o percentual de gordura no corpo?
Quem ganhou na Copinha São Paulo ou Palmeiras?
Tem como depositar dinheiro no Nubank pelo caixa eletrônico?
Como acessar o eSocial pela primeira vez?
O que é bom para tirar gordura do chão?
O que a falta da gestão de processos pode ocasionar?