Ao disparar partículas alfa (uma das formas de radioatividade) contra uma placa de ouro muito fina, ele percebeu que a maioria atravessava o metal, enquanto umas poucas eram rebatidas. Rutherford chegou à conclusão de que algo bloqueava a radiação: estava descoberto o núcleo do átomo.
Em 1911, o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) realizou um experimento que pode ser visto no texto Átomo de Rutherford, em que ele bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa vindas do polônio radioativo.
Os primeiros pensadores filosóficos que cogitaram esta ideia foram: Leucipo e Demócrito, sendo que Leucipo foi quem propôs pela primeira vez que tudo é feito (todo o universo) de partículas indivisíveis, chamadas átomos.
Demócrito, filósofo grego que viveu no século 5 a.C., chamou essas diminutas partículas de átomos – que, em grego, significa indivisível. Essa concepção foi mudada em 1897, quando o físico inglês Joseph John Thomson anunciou a descoberta de uma partícula que habita o interior do átomo, o elétron.
Ernest Rutherford
Átomo é uma palavra grega que significa indivisível, ou ainda sem partes. Em 1917 o físico neozelandês Ernest Rutherford (18), Prêmio Nobel de Química em 1908, efetuou os primeiros experimentos científicos onde foi possível dividir o átomo.
Dentre os grandes feitos de John Dalton, incluem-se: a descoberta do daltonismo e a criação da primeira teoria atômica moderna. Dalton foi consagrado por ser o fundador da primeira teoria atômica moderna. ...
O modelo atômico de Rutherford dizia que o átomo seria formado por um núcleo com partículas positivas (prótons) e partículas neutras (nêutrons), além de uma eletrosfera, que seria uma região vazia onde os elétrons ficariam girando ao redor do núcleo.
A teoria atômica de Dalton A forma atual da teoria começou com Dalton, que estabeleceu seus princípios, e recebeu contribuições nos anos seguintes.
O que descobriu Niels Bohr Niels Bohr apresentou a ideia de que os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas determinadas, mas quando a eletricidade passa através do átomo, o elétron pula para a órbita maior e seguinte, voltando depois para a órbita usual.
Já no século XX, Ernest Rutherford, através de uma experiência com lâminas de ouro descobre que os átomos não eram exatamente o que diziam Dalton e Thomson. O átomo tinha espaços vazios, enquanto se podia perceber um núcleo denso.
[71] [72] [73] Os primeiros átomos (completos com eletrões a si ligados) foram, em teoria, criados 380 000 anos após o Big Bang, durante uma era denominada recombinação, quando o universo em expansão arrefeceu o suficiente para permitir aos eletrões ligarem-se aos núcleos. [74]
O texto a seguir vem apresentar apenas alguns pontos muito específicos acerca da História do átomo. O intuito não é esgotar o assunto, mas apenas enfocar alguns aspectos importantes desta fascinante história.
No entanto, a partir do momento em que estas substâncias são decompostas em seus menores constituintes, chega-se ao átomo. Este nome (átomo) foi dado pelo filósofo grego Demócrito(5 a.C.).
De quem Bebeth e filha na vida real?
O que são os quatro pilares da estratégia empresarial?
Quem paga o advogado em caso de Justiça gratuita?
Como fazer para reconhecer um filho?
Como eu sei que estou com labirintite?
O que mudou na música brasileira?
Quantos anos tem o Green Label?
O que significa impor as mãos?
Como saber se o dente tá alto?
Qual a metodologia da pedagogia tradicional?
O que é o retorno de uma função?
Quem tem direito a meia passagem interestadual?
Qual a importância do planejamento para a Pedagogia de projeto?
Como aplicar injeção na veia em bovinos?
Pode usar óleo sintético no lugar do mineral?
Qual o melhor curso técnico 2022?