b) Como se explica o poder de pressão dos plebeus sobre os patrícios, a ponto de estes últimos serem obrigados a aceitar algumas de suas reivindicações? a) Lei das XII Tábuas. b) A plebe romana era a força-trabalho. Formava a maioria da população, pagava impostos e, em última instância, defendia a cidade.
QUESTÃO 3- Em que medida as Leis das Doze Tábuas tiveram importância para amenizar as desigualdades que diferenciavam patrícios e plebeus do ponto de vista jurídico? RESPOSTA: ... Ao se registrar as leis por meio da escrita, as Leis das Doze Tábuas diminuíam as discrepâncias de interpretação e aplicação das leis romanas.
Esvaziando as tropas militares da cidade, os plebeus se refugiaram no Monte Sagrado exigindo a criação de um cargo político exclusivamente controlado por plebeus. Em resposta, o Senado Romano constituiu a magistratura dos Tribunos da Plebe, que poderiam vetar qualquer lei que ferisse o interesse dos plebeus.
Questão 2. Quais os direitos políticos que um tribuno da plebe poderia vir a exercer? No exercício desse cargo, os tribunos tinham o poder de veto contra as decisões políticas que contemplassem diretamente a sua classe social.
Sabendo que não poderiam se defender sem a participação dos plebeus, os patrícios resolveram ceder à pressão e criaram o Concilium Plebis, o Tribunato da Plebe.
A Lei das XII Tábuas foi importante porque, pela primeira vez na história de Roma, as normas estavam escritas, e assim, não corriam o risco de ser manipuladas. No período monárquico, como as leis eram transmitidas de forma oral, somente os patrícios a conheciam.
As leis eram aplicadas na República Romana pelos pontífices e representantes da classe dos patrícios que as guardavam em segredo. ... A iniciativa visava permitir que os plebeus também conhecessem as leis e impedir o abuso que era feito delas pelos pontífices e patrícios.
Por intermédio da Lei Ogúlnia, em 300 a.C., a plebe conseguiu igualdade religiosa, passando a ter acesso aos colégios sacerdotais, e, por fim, em 287 a.C., por meio da Lei Hortência, aos plebeus receberam o direito às resoluções da assembléia popular, e o plebiscito ganhou força de lei,independentemente de ter a ...
Em 367 a.C., a Lei Licínia deu aos plebeus o direito de eleger os representantes para as diversas magistraturas. Em 300 a.C., os plebeus conquistaram o direito ao exercício de cargos sacerdotais. Assim no decorrer do tempo os plebeus foram ganhando direitos políticos em Roma.
Apesar de uma maior participação política e de uma menor distinção social, as diferenças econômicas, entre ricos e pobres, e também as militares, entre os oficiais de alta patente e os soldados, mantiveram-se. Aos poucos a camada mais rica dos plebeus, os nobilitas, passou a se assimilar à camada mais pobre dos patrícios.
Ouvir: Revoltas Plebéias (494 a.C. - 287 a.C.) 0:00 Os plebeus, em sua origem, compunham uma camada de trabalhadores livres que não estavam atrelados ao poder e à proteção dos proprietários de terra. Ao longo da história romana essa classe sofreu uma forte marginalização das instituições e no interior da cultura romana.
A partir de 287 a.C., as decisões das assembleias plebeias tornar-se-iam leis, dando origem ao termo plebiscito.
Quem toma losartana pode tomar ginkgo biloba?
Qual a importância da saúde na sociedade?
Como limpar porcelanato depois de Rejuntado?
Quantos termos compõem o nome científico?
Quanto tempo dura trança raiz?
Quantos quilos uma pessoa de 1 45 deve pesar?
Quando a tireoide está alta Quais os sintomas?
O que são metais pesados na alimentação?
O que levar na mala para 7 dias no Chile?
É possível comprar gasolina na refinaria?
Qual é a moto que não precisa passar marcha?
Qual é o time mais antigo do Brasil?
É possível anular uma sentença transitada em julgado?
Para que serve a hidratação com café?
Quais foram as namoradas de Harry Styles?