Como estrutura adquirida, o superego se desenvolve a partir do ego. É uma espécie de “censor” da personalidade e dá o senso do bem e do mal, fornecendo diretrizes para fazer julgamentos. O superego atua num sentido distinto e por vezes contrário ao id.
Ele surge como uma clivagem de uma parte do ego e desenvolve-se a partir deste. O que origina a formação do superego e rege os seus primeiros estádios são os impulsos destrutivos e a angústia que despertam. O superego é o herdeiro das barreiras e das proibições parentais.
O superego tem três objetivos: inibir (através de punição ou sentimento de culpa) qualquer impulso contrário às regras e ideais por ele ditados (consciência moral); forçar o ego a se comportar de maneira moral (mesmo que irracional); conduzir o indivíduo à perfeição - em gestos, pensamentos e palavras (ideal do ego).
O que é o Superego:
Superego é o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud. O superego é responsável por “domar” o Id, ou seja, reprimir os instintos primitivos com base nos valores morais e culturais.
O maior explorador da psicanálise, Sigmund Freud, arriscou ordenar três componentes básicos da vida psíquica humana. Sendo eles: o id, ego e superego. O id é o elemento mais primitivo da personalidade, sendo este o sistema original com o qual já nascemos.
45 curiosidades que você vai gostar
Para Freud, a personalidade humana é produto da luta entre nossos impulsos destrutivos e a busca pelo prazer, sem deixar de lado os limites sociais como entidades reguladoras. ...
A estrutura da personalidade representa as bases constantes (elementos psíquicos fundamentais) sobre as quais se estabelece o funcionamento psíquico de um sujeito.
O id cria as demandas, o ego acrescenta as necessidades da realidade, e o superego incorpora a moral à ação. Segurando a onda dos elementos mais radicais dessas influências, o resultado pode ser um indivíduo em paz consigo mesmo – ainda que, às vezes, sua mente tenha de recorrer a escudos e disfarces para chegar lá.
Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano.
Porque a mãe come os filhotes?
Quais são as práticas corporais na educação física?
O que é desassoreamento de rios?
Quais os tipos de doenças relacionadas ao sangue?
O que acontece com o corpo depois de parar de comer açúcar?
O que fazer para atrair clientes?
Como proceder quando não existe perito oficial no local da infração penal?
Qual é a continuação do último mestre do ar?
Quais são os requisitos para reintegração de posse?
5 livros que todo mundo deveria ler?