O risco é usualmente avaliado em estudos epidemiológicos através da incidência cumulativa. Existem algumas medidas de associação que foram desenvolvidas com o objetivo de avaliar a relação entre o fator de risco e o desfecho2,3. Entre essas medidas salientamos o risco relativo (RR) e o odds ratio (OR).
Estudo de coorte é um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população.
Risco Atribuível (RA) RA = I. e. -I. ē É o número de casos entre expostos atribuídos exclusivamente àRisco Atribuível Percentual (RAP) RAP=I. e. -I. ē / I. e. *100. É o percentual de casos expostos atribuídos exclusivamente àRisco Atribuível Populacional.
Através da epidemiologia, conseguimos aprender muito sobre a incidência e causa das doenças. Esses estudos são importantes para as avaliações dos riscos à saúde porque estudam as pessoas diretamente, mas precisam ser interpretados com muita cautela.
Uma razão de chances maior do que 1 indica que a condição ou evento tem maior probabilidade de ocorrer no primeiro grupo. Finalmente, uma razão de chances menor do que 1 indica que a probabilidade é menor no primeiro grupo do que no segundo. A razão de chances precisa ser igual ou maior que zero.
21 curiosidades que você vai gostar
A maioria dos estudos relata o intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Se o intervalo de confiança incluir o valor de 1 (por exemplo IC 95% 0.9-1.1), isso implica que não existe diferença entre os grupos estudados.
É definido como sendo a razão entre a incidência entre indivíduos expostos pela incidência entre os não-expostos. É usualmente utilizado em estudos de coorte. O odds ratio é uma estimativa do risco relativo. Possui a mesma interpretação, apesar de ser baseado em uma fórmula diferente.
A epidemiologia descritiva examina como a incidência (casos novos) ou a prevalência (casos existentes) de uma doença ou condição relacionada à saúde varia de acordo com determinadas características, como sexo, idade, escolaridade e renda, entre outras.
Tipos de estudos epidemiológicosEstudos observacionais. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso: o investigador mede, mas não intervém na pesquisa. ... Delineamentos observacionais analíticos. ... Estudos de caso-controle. ... Estudo de coorte.
Quanto de proteína contém 1 ovo?
Onde jogar as cinzas da defumação?
Como tirar risco de pincel do corpo?
Que dia volta as aulas 100 presencial?
Quando acaba o frio em São Paulo 2021?
Como aplicar injeção como deve ficar o bisel?
Quais são os frutos de arrependimento?
Quantos vulcões estão em atividade agora?
Como pode ser classificada a assistência hospitalar?
Quais são as cidades que faz parte da Grande São Paulo?
O que o álcool faz com o corpo?
Quantas folhas tem que ter um resumo?
Qual anestesia para cirurgia no ombro?
Como saber o ID de um elemento?
Como incentivar a leitura nas aulas remotas?