Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal e pode vir acompanhada de local e data (chamado de cabeçalho). Introdução: pequeno trecho que aborda o assunto que será apresentado e explorado pelo leitor. Desenvolvimento: desenvolvimento da argumentação do leitor sobre sua ideia central.
Normalmente as cartas enviadas aos jornais e às revistas devem ser dirigidas ao Editor e começar com Prezado ou Caro Senhor (ou Senhora). Se a carta não se destinar a publicação, mas discutir determinado assunto, pode-se ser mais específico e dirigir-se, por exemplo, ao Editor de Notícias, ou Editor de Publicidade.
Escreva uma carta de pelo menos 400 caracteres, com um formato simples mas elegante. Use seu corretor ortográfico e volte a corrigir depois. Assine seu nome e inclua seu número de telefone e endereço se for necessário. Mande a carta ao diretor por correio, fax ou e-mail ao endereço indicado para a publicação.
Cartas ao Editor represen- tam a correspondência entre diversos autores e os leitores, através dos editores das revistas. Elas oferecem não apenas a oportunidade de debater em um fórum aberto, mas também contribuem para a validação da pesquisa3,4.
Estrutura da carta de leitor
Conclusão: assim como em toda redação, o leitor precisa retomar sua opinião e propor uma solução para o problema apresentado. Despedida: ao finalizar a carta é de bom tom realizar uma saudação final, utilizando termos como: atenciosamente, cordialmente, abraços, etc. e assinar seu nome.
Escrevendo uma carta de apresentação
A carta ao editor pode ser uma resposta a diversas coisas, mas ela normalmente costuma responder um artigo específico da publicação ou um evento ou problema na comunidade. É melhor responder a um artigo em particular publicado pelo jornal em questão para aumentar as chances de publicação da carta.
Essa possibilidade tem sido muito utilizada em conteúdos online, na internet, obtendo-se excelentes resultados, principalmente quanto à fidelização de clientes. Fazer um jornal é um processo composto por diversas etapas, que se sustentam e devem ser colocadas em prática corretamente.
É verdade, hoje em dia muitas pessoas têm o desejo de criar e publicar o seu próprio jornal, seja da sua empresa, da escola, ou mesmo de família. O objetivo deste artigo será ensinar-lhe a fazer um bom jornal, no programa tão simples como o Word. Antes de começar o processo, veja alguma da história do Jornal.
Vá até ao guia ”Layout de Página”, clique no botão ”Colunas” e escolha o nº de colunas que deseja ter no seu jornal. Normalmente são utilizadas duas ou três colunas. O quinto passo é personalizar o seu jornal, insira gráficos se desejar, figuras e coisas do género. Para o fazer vá até ao guia ”Inserir” no Word e insira o que desejar.
Você já imaginou como seria o mundo sem o jornalismo? No mínimo, turbulento, não é mesmo? Diariamente, milhões de pessoas no mundo todo utilizam os meios de comunicação para se informar de assuntos do seu interesse.
Como Ver conta da Light pelo CPF?
Quais são as características do nosso sistema de numeração?
Em que ano o Brasil saiu do mapa da fome?
Qual é o certo precisam ou precisão?
Quem toma losartana pode tomar AAS?
Quanto tempo dura a vagem cozida na geladeira?
Quantas gerações têm direito à cidadania italiana?
Como foi dividido o território alemão após a Segunda Guerra Mundial?
Qual o horário de entrega da transportadora Direct?
Quanto tempo é a faculdade de Estética?
Qual Faculdade fazer para ser cientista de dados?
Quem controla a energia no Brasil?
Quantas mortes são atribuídas a Stalin?
Quem são os jogadores de Quadribol?
Qual o valor de uma lágrima para Deus?
Quanto tempo leva para a galinha botar ovo?