Geografia do Brasil O cultivo da cana-de-açúcar, (que obteve seu auge entre o final do século XVI e meados do século XVII), baseado no sistema Colônia-Metrópole, estruturou o comércio e o desenvolvimento das cidades nordestinas, principalmente na faixa litorânea, atualmente conhecida como Zona da Mata.
Na atualidade, o espaço geográfico do Brasil está organizado em estados. O Brasil possui 27 Unidades da Federação (UF), sendo 26 estados e o Distrito Federal, onde está localizada a capital do país, na cidade de Brasília.
A região foi o palco do descobrimento durante o século XVI. Portugueses chegaram em uma expedição no dia 22 de abril de 1500, liderados por Pedro Álvares Cabral, na atual cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia.
O espaço geográfico reúne os resultados das atividades humanas, sendo produto e agente do processo de construção e transformação das sociedades. ... Sendo assim, o espaço geográfico constrói-se a partir da transformação dos elementos naturais pelas práticas antrópicas.
A região interior do Nordeste foi ocupada com a atividade de criação de gado. Esta atividade econômica era complementar à produção açucareira. Além da produção de carne e leite, o gado era usado como transporte de cargas e também para movimentar os engenhos (máquinas) de moer a cana-de-açúcar.
Sua divisão territorial é feita pelas regiões político-administrativas, sendo a região norte com 45% do território, nordeste e centro-oeste com 18% cada, sudeste com 10% e sul a menor com 7%. ...
A organização do espaço é constituída pelo conjunto de formas e interações espaciais, conforme exposto anteriormente. Reflexo, meio e condição social, a organização do espaço pode ser compreendida a partir das relações entre processo e formas e dos significados criados a respeito das formas e interações espaciais.
A idéia de Nordeste que vai se construindo é a de que aquele é o lugar do atraso, do rural, do passado que resiste às mudanças. Ao mesmo tempo, como contraponto, constrói-se a imagem do Sul como espaço do progresso, da indústria, do futuro. Em 19, novas secas atingiram a região.
Sendo assim, entender o espaço geográfico significa também compreender o papel que essa ciência possui no sentido de investigar a realidade tanto em seu aspecto social quanto em suas premissas naturais, com ênfase nas relações entre sociedade e natureza.
O Agreste nordestino se estende numa faixa estreita e paralela à zona da mata, que vai do Rio Grande do Norte até grande parte da Bahia. Apresenta um clima de transição entre o tropical úmido do litoral e o semiárido do sertão, com temperaturas que variam entre 18 e 30 graus.
Meio-Norte. A sub-região nordestina denominada Meio-Norte, compreende os estados do Maranhão e Piauí. É um espaço de transição entre o sertão semiárido e a Amazônia, é cortada por vários rios, entre eles o Pindaré, o Grajaú, o Mearim, o Itapecuru e o Parnaíba.
Se ao longo de um rio, por exemplo, constrói-se uma ponte, estamos provocando a alteração das paisagens locais, o que representa a expressão do espaço geográfico. Se em uma cidade adotam-se medidas de revitalização de áreas degradadas, temos aí a transformação do espaço.
Como resolver case em processo seletivo?
Para que serve um grupo econômico?
Como corrigir problemas com o adaptador de rede Windows 10?
Quanto tempo leva para se manifestar a leucemia?
Como saber se a pessoa está com sobrepeso?
Como resolver problema de dead pixels?
O que fazer quando se tem uma hemorragia interna?
Como resolver qualquer problema de probabilidade?
Como fazer questão de fuso horário?
Como resolver problemas de impressora Epson?
O que fazer quando alguém te trata mal no trabalho?
Como tirar a queda de FPS do BlueStacks 5?
Como acabar com os incêndios florestais?
Como tratar úlcera ocular em cães?
Como se define uma espécie biológica?
Como que as empresas sabem que seus produtos e serviços tem qualidade?