Sob o ponto de vista biológico, a espécie é um grupo natural constituído pelo conjunto de populações cujos indivíduos, com o mesmo fundo genético, são morfologicamente semelhantes e podem cruzar-se entre si, real ou virtualmente, originando descendentes férteis.
A princípio, um ser vivo é qualquer coisa capaz de se reproduzir, evoluir e manter um metabolismo (isto é, produzir energia quando come ou respira).
a) Um ser vivo com diferenciação morfológica. ... Esses organismos são seres capazes de reproduzir e gerar descendentes. Sendo assim, uma espécie é um grupo de indivíduos que, além das características morfológicas que os tornam visivelmente semelhantes, apresentam a capacidade de reprodução entre si.
Todos os seres humanos do planeta, por exemplo, independentemente do país de origem, pertencem a mesma espécie, ou seja a espécie Homo sapiens. ...
Que critérios restam, então, para distinguir uma espécie da outra? Um dos mais básicos é a chamada morfologia: diferenças na cor, no tamanho e no aspecto geral do organismo, tanto em seu exterior quanto em suas estruturas internas.
No sistema de classificação biológica são usadas as categorias para agrupar os organismos segundo as suas semelhanças. A categoria básica é a espécie, que se define como os seres semelhantes que são capazes de se reproduzir naturalmente e gerar descendentes férteis.
Morfologia é o estudo da forma dos seres vivos, ou de parte dele. Este estudo pode ser dividido em duas partes: Anatomia (visão macroscópica) e Histologia (visão microscópica).
Espécie pode ser definida como um grupo de organismos capazes de se reproduzir e originar descendentes férteis. Esse conceito, que propõe que mecanismos de isolamento reprodutivo sejam os responsáveis pela existência das espécies, também é conhecido como conceito biológico de espécie.
De acordo com esse conceito, espécies são agrupamento de populações naturais que são capazes de reproduzir-se naturalmente e são reprodutivamente isoladas de outros grupos.
Entretanto, não é apenas a aparência que determina se indivíduos são ou não da mesma espécie. Diversos fatores são usados para indicar uma espécie e nem sempre eles são muito claros, dificultando a definição desse conceito.
Analise os cladogramas abaixo que ilustram dois sistemas de classificação: sistema A, no qual os seres vivos são classificados em dois reinos, e sistema B, no qual os seres vivos são classificados em cinco reinos. A) pelo sistema A, as diatomáceas e as amebas são classificadas no reino Plantae e, pelo sistema B, no reino Monera.
Como usar caneta de insulina NovoPen?
Como saber se o relacionamento vai dar certo ou não?
Como funciona o financiamento da Caixa para o vendedor?
Onde guardar a caneta de insulina?
Qual o prazo para depositar o vale transporte?
Como interpretar a data de validade?
Como usar cartão de crédito de terceiros?
Como lidar com a inveja no local de trabalho?
Como o verbo assistir empregado na primeira fala Classifica-se quanto a transitividade?
O que fazer quando uma pessoa se faz de vítima?
Como o professor pode ajudar seu aluno a se tornar proficiente na leitura e na produção de um texto?
Como lidar com alunos explosivos como o do texto?
O que aconteceu com o tesouro sagrado do ban?
Como recuperar veículo apreendido pela Receita Federal?
Como o vento pode ser útil ao ser humano?