O uso incorreto de antibióticos é um dos fatores que torna as bactérias mais resistentes aos medicamentos. As bactérias são extremamente adaptáveis e podem sofrer mutações genéticas. Quando causam infecções, podem ser combatidas com antibióticos.
A resistência das bactérias aos antibióticos é resultado de mudanças na estrutura genética desses organismos. Esse processo pode acontecer, basicamente, de duas formas: mutações genéticas aleatórias e consequente seleção natural (genes de resistência que fazem parte de unidades de DNA chamadas de transposons); e.
Como evitar a resistência aos antibióticos Tempo e dose do antibiótico deve ser indicado pelo médico e usado conforme a sua orientação, mesmo com o desaparecimento dos sintomas; Não interromper o tratamento com antibióticos mesmo que não existam mais sintomas de infecção.
➌As bactérias resistentes a antibióticos podem passar para os seres humanos a partir dos alimen- tos e do contacto direto com animais.
Segundo a OMS, o uso inadequado de antibióticos faz com que as bactérias se alterem, tornando-se resistentes a medicamentos. Infecções como pneumonia, tuberculose e gonorreia, estão se tornando cada vez mais difíceis e, às vezes, impossíveis de tratar.
Quando se fala em bactérias resistentes a medicamentos, uma expressão popular que surge relacionada ao assunto é ?superbactéria?. É importante entender que as superbactérias não são um tipo específico do microrganismo. Afinal, qualquer bactéria pode adquirir resistência aos antibióticos. NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
De acordo com o especialista, a bactéria adquire essa resistência por meio de elementos genéticos móveis, chamados plasmídeos. "Ela recebe essa informação genética que faz com que ela seja resistente aos remédios", afirma o professor. Embora o processo de resistência leve tempo, ele enfatiza que o uso de antibióticos ajuda no processo.
A resistência de bactérias aos antibióticos é um assunto que desperta curiosidade e também preocupação.
Entre as possibilidades, Silveira cita o intervalo de tempo mais curto entre as doses do medicamento dadas ao paciente (diferente das tradicionais 8 horas ou 12 horas de intervalo), combinação de antibióticos, entre outros recursos. Porém, a melhor estratégia ainda é a prevenção às bactérias multirresistentes.
Como usar multímetro profissional?
Como jogar milhar no jogo do bicho?
Como trocar de marcha bicicleta speed?
Como é transmitido o corrimento?
Qual é o baiacu mais perigoso?
Como foi criado o Vale do Silício?
Qual o significado do apelido loló?