No que tange a gagueira ou gaguez, é mais correto chamá-la de disfemia, podendo ser chamada também de disfluência. A disfemia é um distúrbio que começa ainda na infância cuja principal característica são as interrupções na fluência verbal.
Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade.
Ainda não se sabe exatamente a causa da gagueira, mas acredita-se que seja devido a fatores genéticos ou que possa estar relacionada com alterações no sistema nervoso devido ao não desenvolvimento de algumas áreas do cérebro que estão relacionadas com as conexões da fala.
Pessoas com gagueira possuem a fala trabalhosa, e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea. Alguns sons demoram mais para serem ditos, interferindo na fluência que representa a suavidade e facilidade com que os sons, sílabas, palavras e frases são produzidos ao longo da fala.
Tipos de disfemia
O tratamento da gagueira envolve, ainda, a participação dos pais e de outros adultos que interagem com a criança no dia a dia. Basicamente, consiste em ser um bom ouvinte, ou seja, é preciso escutar o que a criança tem a dizer, sem apressá-la nem tentar adivinhar a palavra que lhe falta para completar o pensamento.
As dificuldades da fala espontânea próprias da gagueira podem vir acompanhadas de movimentos corporais que visam facilitar a emissão dos sons ou sílabas bloqueados. Por exemplo: rapidez no piscar dos olhos, tremores dos lábios e da mandíbula, tiques faciais, movimentos bruscos da cabeça.
Gagueira é um distúrbio multifatorial, que se manifesta na infância e pode persistir na vida adulta. Segundo a fonoaudióloga Fernanda Papaterra Limongi, três fatores estão envolvidos no aparecimento e manutenção da gagueira.
Segundo a fonoaudióloga Fernanda Papaterra Limongi, três fatores estão envolvidos no aparecimento e manutenção da gagueira. São eles: os fatores predisponentes, os fatores precipitantes predominantemente ambientais e os fatores perpetuantes, incluindo sentimentos como o medo e a ansiedade diante de situações que pressupõem a comunicação oral.
O que é emoção por que a sentimos?
Quais são os possíveis impactos que a extinção das abelhas pode causar?
Quais são os 4 tipos de estratégias?
O que não pode comer para perder a barriga?
Como Identar o código no sublime?
Qual a diferença entre trabalho escravo e trabalho análogo à escravidão?
Como se dá a formação de uma proteína?
O que deve ter uma alimentação saudável?
Quanto ganha um fiscal de prevenção de perdas no Grupo Mateus?
Qual o prazo para o INSS implantar o benefício concedido?
Qual é o melhor destino para fazer intercâmbio?
Qual a diferença de blend para whisky?