Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica". E pessoal de Goiás também a chamam de "Poncan" ou "Mixirica". A Tangerina é chamada por outros nomes pelo Brasil!
No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.
No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina. Esses são alguns nomes da mexerica, que também pode ser conhecida por mandarina e ou ainda Ponkan, dependendo da região em que você estiver (ou da variação da fruta que você encontrar no mercado).
Tangerina – Em algumas regiões do Brasil, como no sul, a tangerina é chamada de “bergamota”. Já no nordeste, é “laranja-cravo” ou “mimosa”. Salsicha – No Paraná, salsicha é “Vina”. O nome deriva de “wiener” (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a “vina”) que é um tipo de salsicha.
35 curiosidades que você vai gostar
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
Nos estados do Sul, por exemplo, a tangerina costuma ser chamada de bergamota (ou vergamota), enquanto no Sudeste e Centro-oeste (principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais), a fruta recebe o nome de mexerica.
Esta iguaria é muito consumida em todo território nacional sob várias denominações. O milho tem sua origem na culinária indígena, daí a propagação desta iguaria. O angu é um creme mais fino do que a polenta; também há relatos de que o angu é feito com milho branco. Mas é a iguaria mais aproximada da polenta.
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.
São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.
Ou seja, podemos afirmar que a história de que a tangerina também é chamada de Robson é falsa. Tudo não passa de uma “trolagem” ou bullying com alguém que se chama Robson.
Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como "angu mineiro". Quando preparado de forma mais cremosa, para ser misturado com miúdos de vaca e porcos na hora de consumo, é conhecido como "angu à baiana".
Poucos sabem diferenciar o molho vinagrete e o molho campanha, mas há uma diferença entre eles. Alguns até falam que, em São Paulo, é vinagrete e, no Rio de Janeiro, é molho a campanha…
A tangerina, também conhecida como o robson, é uma pequena árvore cítrica com fruta parecida com outras laranjas.
Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.
Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre…
No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira". A Mandioca é chamada por outros nomes pelo Brasil!
No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.
Polenta é um alimento típico da culinária da Itália, mas já incorporada na culinária de vários outros países, como Argentina, Brasil, Romênia e Uruguai. Sua base é a farinha de milho.
A polenta é uma receita popular da região Sul, especialmente do Estado do Paraná. Mas é um prato consumido por todo o Brasil. Sua origem remonta o século XIX, quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil.
Fubá italiano (sêmola de milho)
A polenta tradicional italiana é preparada com um fubá com gramatura média, ou seja, com grânulos um pouco mais grossos do que o que usamos habitualmente aqui no Brasil.
Mas vamos às diferenças. A maioria das tangerinas é da espécie Citrus reticulata e tem casca mais grossa que a mexerica, que vem da planta Citrus deliciosa, que normalmente dá frutos menores. ... Também é bem popular a tangerina-cravo, que costuma amadurecer antes da ponkan e produzir frutos mais ácidos.
A resposta: elas são todas parentes. Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina, planta originária da Ásia e que chegou no Brasil no fim do século 19. A mexerica atende por vários nomes: bergamota (ou vergamota) no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
Porque nasce piolho na cabeça?
Como gerar um boleto de cobrança Bradesco?
Como fazer apresentação de slides no celular?
Como trocar o plano no Solidworks?
Como gravar um MP3 no Windows Media Player?
Como usar um cilindro de massa?
Quanto tempo leva para gerar uma nova chave do FGTS?
Qual é a função da membrana plasmática?
Como gravar o Windows no pen drive?
Como passar batom vermelho Matte líquido?
Como gravar aulas online no celular?
Como funciona o crédito do Neon?