Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo". Existem outras variações como "Mandarina", "Fuxiqueira" e "Manjerica". E pessoal de Goiás também a chamam de "Poncan" ou "Mixirica". A Tangerina é chamada por outros nomes pelo Brasil!
No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.
"Bergamota" ou "vergamota" são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. "Mexerica" é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná.
No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina. Esses são alguns nomes da mexerica, que também pode ser conhecida por mandarina e ou ainda Ponkan, dependendo da região em que você estiver (ou da variação da fruta que você encontrar no mercado).
Tangerina – Em algumas regiões do Brasil, como no sul, a tangerina é chamada de “bergamota”. Já no nordeste, é “laranja-cravo” ou “mimosa”. Salsicha – No Paraná, salsicha é “Vina”. O nome deriva de “wiener” (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a “vina”) que é um tipo de salsicha.
35 curiosidades que você vai gostar
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
Nos estados do Sul, por exemplo, a tangerina costuma ser chamada de bergamota (ou vergamota), enquanto no Sudeste e Centro-oeste (principalmente em Goiás, São Paulo e Minas Gerais), a fruta recebe o nome de mexerica.
Esta iguaria é muito consumida em todo território nacional sob várias denominações. O milho tem sua origem na culinária indígena, daí a propagação desta iguaria. O angu é um creme mais fino do que a polenta; também há relatos de que o angu é feito com milho branco. Mas é a iguaria mais aproximada da polenta.
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.
Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.
São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote. A mais comum das tangerinas é a ponkan.
Ou seja, podemos afirmar que a história de que a tangerina também é chamada de Robson é falsa. Tudo não passa de uma “trolagem” ou bullying com alguém que se chama Robson.
Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como "angu mineiro". Quando preparado de forma mais cremosa, para ser misturado com miúdos de vaca e porcos na hora de consumo, é conhecido como "angu à baiana".
Poucos sabem diferenciar o molho vinagrete e o molho campanha, mas há uma diferença entre eles. Alguns até falam que, em São Paulo, é vinagrete e, no Rio de Janeiro, é molho a campanha…
A tangerina, também conhecida como o robson, é uma pequena árvore cítrica com fruta parecida com outras laranjas.
Linda, moranga, brasileirinha, tortei, japonesa (cabutiá), paulista, de Butternut, e de pescoço são algumas dessas espécies. A abóbora moranga é um dos tipos mais populares e uma das mais vistosas. Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.
Mas essa raiz é conhecida por muitos outros nomes Brasil afora: mandioca, macaxeira, aipim, maniva, castelinha, uaipi, maniveira, pão-de-pobre…
No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira". A Mandioca é chamada por outros nomes pelo Brasil!
No Sul e Sudeste, é mais conhecido como mandioca, sendo que no Rio de Janeiro também é encontrado como aipim. Já no Norte e Nordeste, é macaxeira ou aipim.
Polenta é um alimento típico da culinária da Itália, mas já incorporada na culinária de vários outros países, como Argentina, Brasil, Romênia e Uruguai. Sua base é a farinha de milho.
A polenta é uma receita popular da região Sul, especialmente do Estado do Paraná. Mas é um prato consumido por todo o Brasil. Sua origem remonta o século XIX, quando os imigrantes italianos chegaram ao Brasil.
Fubá italiano (sêmola de milho)
A polenta tradicional italiana é preparada com um fubá com gramatura média, ou seja, com grânulos um pouco mais grossos do que o que usamos habitualmente aqui no Brasil.
Mas vamos às diferenças. A maioria das tangerinas é da espécie Citrus reticulata e tem casca mais grossa que a mexerica, que vem da planta Citrus deliciosa, que normalmente dá frutos menores. ... Também é bem popular a tangerina-cravo, que costuma amadurecer antes da ponkan e produzir frutos mais ácidos.
A resposta: elas são todas parentes. Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina, planta originária da Ásia e que chegou no Brasil no fim do século 19. A mexerica atende por vários nomes: bergamota (ou vergamota) no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.
Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
Como colocar código de barras no Canva?
Como colocar uma imagem em um arquivo PDF?
Como imprimir Nota Fiscal consumidor?
Quanto custa para registrar no core?
Como tirar 2 via fatura Renner?
Quanto tempo pode abrir um túmulo?
Como as preguiças se reproduzem?
Como se retratar com um cliente por E-mail?
O que é discriminação e preconceito?
Em qual ambiente os anfíbios se reproduzem?
Como vive uma pessoa que retira todo o intestino grosso?
Como ver comprovante Caixa tem?
Como saber se ele está interessado em você?
Como os fungos unicelulares se reproduzem?
Como é a dor de cabeça de um aneurisma?
Quando uma pessoa cria uma obra perduram no tempo ou seja mesmo com a morte?