Se acha que pode estar com endometriose, selecione os seus sintomas para saber quais as chances:
A endometriose ocorre quando o endométrio, tecido interno do útero, aparece em outros locais fora de sua origem, como no ovário, por exemplo. O útero é um órgão muscular e o endométrio é o tecido dentro dele, que permite que o embrião se fixe na parede uterina para ser desenvolver durante a gravidez.
O tratamento do endometrioma depende da gravidade dos sintomas e do tamanho do cisto. Em muitos casos, o tratamento pode ser feito apenas com o uso contínuo de uma pílula anticoncepcional que impede a menstruação e, por isso, evita o acúmulo de sangue no interior do cisto.
A dor no ovário manifesta-se por dor no baixo ventre, em um ou nos dois lados, que às vezes irradia para a parte inferior das costas. Quando ocorre dor ovariana, é importante verificar se ocorrem durante a ovulação ou a menstruação (dor cíclica) ou em momentos imprecisos fora do ciclo menstrual.
Estima-se que a endometriose seja o diagnóstico mais recorrente nas mulheres com infertilidade, cerca de 50% dos casos. Desses, o endometrioma é o mais recorrente, responsável por 55% dos casos de infertilidade por endometriose.
O médico pode descobrir que a mulher tem endometriose no ovário através da ultrassonografia transvaginal ou pélvica, em que é observada a presença de cisto no ovário com mais de 2 cm e cheio de líquido escuro.
Na endometriose ovariana, ocorre a formação de cistos dentro dos ovários, chamados de endometriomas, os quais liberam um conteúdo sanguinolento. Esse subtipo é classificado pela infiltração de tecido endometrial na parede dos órgãos, que podem atingir até 5 mm de profundidade.
Assim, a endometriose pode causar sintomas como dor intensa na barriga que pode irradiar para o fundo das costas, dor após o contato intimo, dor ao urinar e defecar, sangramento abundante durante a menstruação, dificuldade para engravidar, diarreia ou prisão de ventre, cansaço, náuseas e vômitos.
6 Como a endometriose provoca infertilidade? A segunda etapa é o exame ginecológico. É nesse momento que o especialista poderá fazer uma detalhada verificação das condições do útero, ovários, tubas e ligamentos uterossacrais, onde se pode notar alterações anatômicas e lesões típicas causadas pela endometriose.
Como compensar saldo credor de PIS e COFINS?
Qual tamanho caderno universitário?
Como verificar a configuração do meu celular?
Qual a vantagem de ter uma conta no C6 Bank?
É melhor beber cerveja com espuma ou sem espuma?
Qual o papel do enfermeiro em uma parada cardiorrespiratória?
O movimento de translação da terra dura quanto tempo?
Qual camionete tem o menor custo de manutenção?
Quanto tempo dura o veneno Caltrin?
Qual a diferença entre couro sintético e couro ecológico?
Como saber se o plástico e BPA Free?
Quais são as características principais do gênero lírico?
Quanto custa a emissão de passaporte?
Quanto custa pedra de granito para cozinha?
Como funciona a transportadora carriers?