Pilates de Solo ou Mat Pilates como também é chamado, é caracterizado pela utilização do próprio corpo ou de diversos acessórios que oferecem uma maior variedade de desafios ao método.
Conheça os tipos de pilates e saiba qual deles combina mais com você:
Uma das filosofias pregadas pelo método pilates é justamente o equilíbrio físico e espiritual, que pode ser alcançado por meio de práticas que permitem reconectar o corpo e a mente. O pilates promete uma redescoberta de si mesmo e traz muitos preceitos semelhantes aos pregados pelo yoga.
Concentração, Centralização, Precisão, Respiração, Controle e Fluidez. Estes são os seis princípios que regem e embasam a filosofia e os exercícios do Autêntico Pilates.
Existem 2 tipos básicos de Pilates: feito no solo ou em aparelhos. O Pilates em solo, também conhecido como Mat Pilates é baseado em exercícios feitos unicamente ao nível do chão, ou seja, nada de aparelhos.
No método de Pilates, o centramento pode ser chamado de Contrologia, isto é, ciência e arte que coordenam os movimentos corporais de forma que proporcionem assim, o desenvolvimento do corpo e da mente, gerando equilíbrio entre o espírito, mente e o corpo.
Chamamos de Método na Filosofia o procedimento racional que a partir de um processo lógico e ordenado consegue produzir algo. Ora, dentro da Filosofia isso acontece a partir de uma sequência de operações lógicas que busca atingir um resultado.
O controle é resultado de três princípios: a respiração, a concentração e a centralização. ... Por isso é tão importante trabalhar com o cliente cada um dos princípios da contrologia, para que ele entenda essa relação e assimile o papel de cada um durante a prática do método.
Basicamente, os princípios do Pilates nos trazem a importância da harmonia, do controle e do domínio dos movimentos e do próprio corpo, sendo isso aliado a uma completa concentração e foco no exercício que se está realizando.
No geral, existem dois estilos principais: o Pilates Original e o Contemporâneo. Quando Joseph criou seu método o chamou de Contrologia e fez um repertório de exercícios que são dados em sequências divididas em Iniciante, Intermediária e Avançada.
O fato é que os exercícios propostos por Joseph Pilates (o criador do Método Pilates) provocaram uma verdadeira revolução na prática de exercícios físicos a partir da década de 90, beneficiando milhões de pessoas em todo o mundo neste último século.
Com o passar do tempo, conforme os objetivos de cada cliente e os acessórios existentes, as variações surgiram e atualmente existem centenas de possibilidades. Alguns exercícios realizados no Pilates Solo se caracterizam por serem de caráter educativo, ou seja, enfatizam o aprendizado da respiração e do centro de força.
O Pilates possui duas formas diferentes para se realizar os exercícios, sendo elas o Pilates Solo e o Pilates em Stúdio. Cada uma dessas formas de praticar Pilates, trazem imensos benefícios para o praticante, ajudando em diversas ocasiões da vida.
Cada um dos seis princípios atua com o intuito de melhorar o nosso corpo e mente, seja ele Pilates Solo ou nos aparelhos, porém, existe uma diferença entre as duas formas de praticar o Método que você conhecerá a seguir! O Pilates é formado por seis princípios que atuam no nosso corpo e mente de forma eficaz.