É um procedimento estéril que consiste na introdução de uma sonda até a bexiga, através da uretra, com a finalidade de facilitar a drenagem da urina ou inserir medicação ou líquido, com tempo de permanência longo (pode variar de dias a meses), determinado pelo médico.
Sonda vesical ou cateter urinário é um tubo de látex, poliuretano ou silicone inserido na uretra até a bexiga para coletar urina para exames ou para injetar substâncias no tratamento de uma cistite (bexiga inflamada). Conforme a RESOLUÇÃO COFEN Nº 0450/2013, o cateterismo passou a ser realizado por um enfermeiro.
São tubos de silicone, com extremidade fechada e balonete inflável na ponta, dois orifícios laterais para drenagem da urina e outra extremidade com conector e tampa. São tubos de poliuretano rígidos, com extremidade aberta, sem orifícios laterais e extremidade aberta.
Cuidados com o paciente que usa cateter vesical de demora:
Este tipo de sonda está indicada quando é necessário promover o esvaziamento constante da bexiga, monitorar o débito urinário, fazer o preparo cirúrgico, realizar irrigação vesical ou para diminuir o contacto da urina com lesões de pele próximas à região genital.
Materiais necessários para a sondagem vesical de demora:
Seguramente, o cateterismo vesical constitui o procedimento médico mais amplamente praticado e segue sendo de inestimável valor para o diagnóstico e tratamento de vários processos patológicos. No en- tanto, a sua execução pode ter sérias complicações, se realizada sem os cuidados básicos da instrumen- tação urológica.
Uma das contribuições mais importantes para o cateterismo de demora surgiu ao se ter disponível um látex mole, fato que permitiu a confecção do cateter de Foley, tão útil e eficaz na prática urológica diária.
Cateteres maiores, no entanto, são mais propensos a danificar a uretra, tem maior risco de serem colonizados por bactérias e são mais difíceis de colocar. As sondas de duas vias possuem uma via para drenagem de diurese e outra para inflar o balonete. Nas sondas de três vias, a via restante é utilizada para irrigação da bexiga.
Episódios sintomáticos de infecção em pacientes com cateteres devem ser tratados com agentes an- timicrobianos, como recomendado para infecções complica- das do trato urinário. Tratamento de bacteriúria assintomática aparentemente tem pouco benefício em pacientes com cate- teres.
O que fazer quando decide ter o segundo filho?
Como se pode comprovar a dilatação linear de um sólido *?
Como se calcula a velocidade média de um automóvel?
É possível reverter a catarata?
O que é bom para curar osteoporose?
Quanto tempo leva para amendoeira dar frutos?
Como harmonizar a cozinha Feng Shui?
Como plantar uma trepadeira na frente de casa?
O que colocar no final de uma declaração?
Como usar o óleo de rosa mosqueta no cabelo?
Como escrever uma fração no whatsapp?
Como escrever uma carta de admissão?