Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B, que se originam na medula, sendo distribuídos pelo organismo inteiro através do sistema linfático.
A força de ligação entre anticorpo e antígeno é denominada afinidade. Esta força é comumente representada pela dissociação constante, ou seja, o Kd, é capaz de descrever a concentração dos antígenos necessária para ocupar os locais de ligação de ½ das moléculas de anticorpos presentes em uma solução com anticorpo.
A reação entre o antígeno e o anticorpo segue o modelo chave-fechadura, devido à sua especificidade. Cada anticorpo produzido é capaz de reconhecer e ligar-se especificamente aos antígenos que estimulam a sua formação.
Deste modo, embora a afinidade de qualquer um dos locais de ligação ao antígeno será a mesma para cada epítopo (porção específica do antígeno no qual se liga ao anticorpo), a força de ligação do anticorpo ao antígeno deverá levar em consideração a ligação a todos os locais de todos os epítopos do antígeno disponível.
Antígenoé qualquer substância que ao ser introduzida no organismo faz com que seu sistema imuneproduza anticorposcontra ele. A maior parte dos antígenos são proteínase polissacarídeos, podendo ser moléculas presentes em bactérias, vírus, protozoários, helmintos, toxinas, toxoides, células de superfície, pólen, entre outros.
Qual a tribo indígena mais antiga do Brasil?
O que é considerado falta no trabalho?
O que é uma contração muscular isométrica?
Qual a diferença de cumprimento para comprimento?
Quantos nucleotídeos tem o ser humano?
O que é diabetes e quais os tipos?
Quais são os elementos básicos para a comunicação?
Qual foi a primeira cidade do Estado de São Paulo?
Como administrar ceftriaxona 1g EV?
Quanto às características dos direitos humanos podemos citar?
Qual o conceito de extinção em massa?
Qual era a largura das Torres Gêmeas?
Pode passar Super Bonder na unha quebrada?