Recentemente descobrimos que alguns dinossauros tinham algum tipo de pena. ... Esses resultados também provaram que células de pigmentos, conhecidas cientificamente por melanossomas poderiam ser fossilizadas e dar outras pistas para a verdadeira cor dos dinossauros.
Um exemplo: ao usar técnicas de microscopia em penas de fósseis chineses, cientistas viram onde os melanossomos (estruturas celulares responsáveis pela pigmentação) se acumulavam. Assim, descobriram padrões nas penas, como listras e cores diferentes.
Cientistas chamados paleontólogos analisam os vestígios de seres vivos antigos. Esses vestígios, conhecidos como fósseis, ficaram preservados em rochas. ... Com base nos fósseis, os cientistas conseguem construir modelos de dinossauros, dos primeiros seres humanos e de outros animais primitivos.
Até o momento, a pesquisa revela que a coloração dos dinossauros é restrita ao preto, vermelho, marrom e ao iridescente — fenômeno óptico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris.
3 – Os dinossauros eram todos verdes ou marrons Entretanto, testes feitos com placas e plumas de dinossauros revelou a presença de melanina, o mesmo pigmento que dá cor à pele dos lagartos, às penas dos pássaros e até dos nossos olhos.
Quase todos os dinossauros provavelmente eram cobertos de penas, é o que sugerem os fósseis siberianos de um dinossauro emplumado de duas pernas datado de cerca de 160 milhões de anos atrás. Nas últimas duas décadas, descobertas na China produziram pelo menos cinco espécies de dinossauros emplumados.
Dinossauros com cores monótonas: existem duas ideias básicas sobre a cor dos dinossauros, e até mesmo daqueles que não possuíam penas.
Fósseis revelaram, já nos anos 60, que muitos dinossauros tinham não só características esqueléticas semelhantes às dos pássaros, mas também penas. Mas a coisa não para por aí: a evolução da ciência permitiu que testes de DNA ficassem cada vez mais detalhados, o que possibilita que os cientistas investiguem cada vez mais.
Dinossauros coloridos: já outros paleontólogos preferem a ideia da “mistura de cores”. Cores ricas como roxo, vermelho, amarelo, azul e tudo mais, provavelmente eram ótimas para atrair parceiros, como também diferenciar espécies. Cores mais fortes provavelmente ajudavam afugentar inimigos, assustando-os com suas cores exuberantes!
Como surgiram os dinossauros? Vamos começar o ano em grande estilo. Além de convocar o leitor para eleger o principal achado da paleontologia em 2009 – a primeira vez que uma iniciativa desse tipo é realizada (veja paleocurta) –, nesta primeira coluna de 2010 abordaremos um dos temas mais interessantes da pesquisa sobre dinossauros: a sua origem.
Qual é o animal que mais sofre?
Qual a importância dos tratados internacionais de direitos humanos?
O que é ser um correspondente bancário?
Porque a família real não tem sobrenome?
Quais as formas que a água é encontrada na natureza?
O que é constrangimento legal?
Como vincular dispositivo no Caixa Tem?
Quantos quilos Um boi engorda por dia no semi confinamento?
Qual a melhor maneira de consumir o tomate?
Quanto cobrar por um freelancer de social media?
O que deve constar na legenda no projeto arquitetônico?
Como fazer uma declaração de renda informal?
O que é bom para acalmar a pele do rosto?
Qual a postura do profissional que realiza as cobranças?