A Lei Federal nº 4.320/64, em seu artigo 11, classifica a receita orçamentária em duas categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital. são instrumentos de financiamento dos programas e ações orçamentários, a fim de se atingirem as finalidades públicas.
Como exemplo de receitas orçamentárias podemos citar a receita advinda dos tributos, da exploração do patrimônio do Estado, dos recursos provenientes do desenvolvimento bem sucedido de atividade econômico pelo Poder Público, etc.
A Receita Pública pode ser classificada de acordo com os seguintes aspectos: Quanto à natureza: orçamentária ou extra-orçamentária. Quanto à categoria econômica: correntes e de capital. Quanto ao poder de tributar: federal, estadual ou municipal.
Essa arrecadação vem de impostos, de aluguéis e venda de bens, prestação de alguns serviços, venda de títulos do Tesouro Nacional, recebimento de indenizações. Assim como na despesa, o governo organiza o orçamento da receita, para saber quanto recebe de cada uma dessas fontes, por meio da da classificação da receita.
Sobre o assunto, as receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios: esfera orçamentária. A doutrina classifica as receitas públicas, quanto à procedência, em originárias e derivadas.
Conforme Core (2001): as classificações orçamentárias de receitas e despesas são de funda- mental importância para a transparência das operações constantes de um orçamento. Toda a informação orçamentária é organizada e veiculada segundo um tipo de classificação.
De forma semelhante, as classificações da receita contribuem para sua compreensão, tor- nando mais clara sua procedência e sua destinação, facilitando também a sua previsão. A seguir, veremos algumas das classificações mais úteis na elaboração dos orçamen- tos públicos, especialmente para o da União. 4.2 Classificação Orçamentária da Despesa
Cuidado! Nada impede que receitas extraorçamentárias se convertam em receitas orçamentárias. É o caso da caução dada em garantia no bojo de contrato administrativo e que, em razão de eventual inadimplência do particular, será perdida em favor do Poder Público. O valor depositado passará a integrar o patrimônio, passando a fazer parte do orçamento.
Qual a ordem de precedência dos operadores aritméticos?
O que é o inconsciente dentro da teoria de Freud explique?
Como limpar fritadeira elétrica Vicini?
Pode tomar 2 Alivium de uma vez?
Como fazer uma taurina apaixonar por você?
Quanto em quanto tempo tomar remédio para verme?
Quando o locador pode rescindir o contrato?
Porque o lixo é um grande problema ambiental?
Como ativar mau presságio Minecraft?
O que defende o positivismo jurídico?