O termo Assistive Technology, traduzido no Brasil como Tecnologia Assistiva, foi criado em 1988 como importante elemento jurídico dentro da legislação norte-americana conhecida como Public Law 100-407 e foi renovado em 1998 como Assistive Technology Act de 19-394, S. 2432).
“Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando ...
O tema da tecnologia assistiva nasceu associado à ideia de reabilitação e era inicialmente vinculado à prática de profissionais da saúde. ... A tecnologia assistiva envolve hoje várias áreas do conhecimento tais como a saúde, a reabilitação, a educação, o design, a arquitetura, a engenharia, a informática, entre outras.
É comum autores classificarem as tecnologias assistivas em algumas categorias, que são:
Quando então a tecnologia pode ser considerada Assistiva no contexto educacional? ... Dizemos que é tecnologia assistiva quando percebemos que retirando o apoio dado pelo recurso, o aluno fica dificuldades de realizar a tarefa e está excluído da participação.
Assinale a alternativa correta sobre a situação atual da Tecnologia Assistiva: A TA já está implantada com todo o sucesso no Brasil e em todos os países do mundo. Ela não necessita de nenhum ajuste em suas concretizações. Seu conceito, utilização e objetivos ainda estão em fase de elaborações, ajustes e concretizações.
Exemplos de tecnologia assistiva:
Tecnologia assistiva é um recurso utilizado por uma pessoa com deficiência para que ela consiga se locomover, comunicar, segurar objetos etc. Cadeiras de rodas, bengalas para cegos e aparelhos de audição são exemplos.
Quando então a tecnologia pode ser considerada Assistiva no contexto educacional? ... Dizemos que é tecnologia assistiva quando percebemos que retirando o apoio dado pelo recurso, o aluno fica dificuldades de realizar a tarefa e está excluído da participação.
As tecnologias assistivas podem ser compostas de dois grande grupos: os recursos e os serviços. Os recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
Como exemplo, podemos citar avaliações, experimentação e treinamento de novos equipamentos. Técnicos de muitas outras especialidades Encontramos também terminologias diferentes que aparecem como sinônimos da Tecnologia Assistiva, tais como “Ajudas Técnicas”, “Tecnologia de Apoio“, “Tecnologia Adaptativa” e “Adaptações”.
Na prática, em se tratando de crianças com deficiência, o lugar por excelência da atuação da tecnologia assistiva é a sala de recursos multifuncional, onde se oferece um serviço que identifica, elabora e disponibiliza recursos que ampliam a participação do aluno com deficiência nos desafios educacionais propostos pela escola comum.
Recursos em Tecnologia Assistiva. Os recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Normalmente recursos são produtos ou itens adaptados.
Como o Protheus calcula o custo médio?
Como marcar percurso de corrida?
Como tratar micose de gato na pele humana?
O que jogar online com os amigos?
Como e quando surgiu o arco e flecha?
O que mais buscam as pessoas que praticam artes marciais?
Como identificar as peças de Direito Tributário?
Como saber a corrente é a voltagem de um LED?
Como saber o tamanho do apartamento no IPTU?
Como saber em que CPF está cadastrado o chip Vivo?
Como saber qual ambiente gráfico estou usando Linux?
Como sei qual o código Csosn correto?
Como saber qual aplicativo está usando o microfone notebook?