o nome dessas sete linhas é PERÍODO .
As linhas horizontais na tabela periódica são chamadas períodos e as colunas verticais são chamadas grupos, sendo que as propriedades dos elementos do mesmo grupo são semelhantes.
A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.
Cada linha no sentido horizontal da tabela periódica representa um período. Eles são em número de sete, e o período em que o elemento se encontra indica o número de níveis que possui. Por exemplo o sódio (Na) está no período três, o que significa que o seu átomo possui três camadas eletrônicas.
Ela tem 118 elementos dispostos em sete linhas horizontais, denominadas períodos, e 18 linhas verticais, chamadas de grupos ou famílias. Conheça a história da tabela periódica, sua estrutura e organização e conheça os principais elementos químicos.
Em química, denomina-se grupo cada coluna vertical da tabela periódica. Os elementos pertencentes ao mesmo grupo apresentam propriedades semelhantes e, em geral, o mesmo número de elétrons no nível mais externo de energia (camada de valência). ... Os grupos da tabela periódica são numerados de 1 a 18.
A tabela periódica possui 118 elementos, e eles estão organizados em ordem progressiva de números atômicos. As colunas indicam as famílias ou grupos e os elementos estão organizados pelo número de elétrons que cada um possui na camada de valência.
Os períodos da Tabela Periódica indicam a quantidade de níveis que os átomos de um determinado elemento químico apresentam.
Essa classificação crescente de números atômicos permite organizar os elementos em grupos ou famílias (colunas) que possuem propriedades semelhantes, além disso, as linhas horizontais também nos revelam particularidades a respeito dos átomos dos elementos. Observe como se dá essa organização: As colunas são chamadas de grupos ou famílias.
No entanto, em 1913, o físico inglês Henry Moseley realizou experimentos com raios X e descobriu o número atômico (Z) dos elementos químicos, ou seja, a quantidade de prótons que há no núcleo dos átomos de cada elemento.
Elementos representativos: Antigamente eram todos os membros das famílias que tinham o número acompanhado da letra “A” (1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A e 8A). Hoje eles estão nas famílias 1, 2, 13 a 18. São os elementos mais importantes da Tabela Periódica e são os mais estudados no Ensino Médio.
Sendo o primeiro elemento químico que aparece da esquerda para a direita na parte superior o hidrogênio, que possui o menor número atômico (1). Após ele, observa-se o hélio, que possui número atômico igual a 2, depois o lítio, com número atômico igual a 3, seguido do berílio, Be, de número atômico igual a 4, e assim por diante.
Quais são os tipos de métodos de pesquisa?
Como instalar o aplicativo Netflix na TV Philips?
O que o Arco do Triunfo representa?
Qual é a classificação do leite?
Como faço para denunciar um assistente social?
Como pode ser aplicada a psicolinguística no ensino de línguas *?
Quais são as características da internacionalização?
Como as paisagens podem ser classificadas explique as características de cada classificação?
Como é classificada a biodiversidade?
Como instalar o aplicativo Microsoft Teams no notebook?
Qual a classificação de uma base que possui duas hidroxilas?
Como pode ser classificado o substantivo agonia na Segunda-feira?
Como transformar o Windows Vista em Windows 10?
Como ocorre a formação dos agregados do solo?