As paisagens naturais são aquelas onde há predominância de elementos naturais (parques naturais, praias desertas, por exemplo); já as paisagens humanas são aquelas onde há a predominância da atuação humana, ou seja, de elementos construídos pelo homem (cidades, por exemplo).
A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.
Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.
Tipos de Paisagens
No ambiente rural, por exemplo, predominam áreas verdes, com bastante árvores e vegetações. A fauna é mais diversificada, incluindo animais silvestres e domesticados. Em geral, a aglomeração de pessoas é menor, assim como a interferência humana na paisagem.
Assim, a paisagem pode ser classificada em duas: Paisagem natural: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas. Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.
Tem mais depois da publicidade ;) Assim, a paisagem pode ser dividida em duas: Paisagem natural: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas. Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.
Vale a pena destacar que para os geógrafos a paisagem não é captada somente por meio da visão, mas sim através de todos os sentidos humanos. Por exemplo, em uma grande cidade o ruído do trânsito é um elemento que compõe a paisagem geográfica, indicando processos de adensamento urbano, desenvolvimento econômico etc.
Existem dois tipos de paisagens: naturais e humanizadas. São aquelas em que não existiu qualquer acção do ser humano, ou seja, não sofreram transformações causadas pelo homem. Paisagem natural na Gronelândia. São aquelas que, em maior ou menor escala, sofreram transformação por parte do homem.
Essa categoria geográfica consiste em tudo aquilo que é perceptível através de nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição), no entanto, a análise da paisagem é mais eficaz através da visão.
A paisagem é formada por diferentes elementos que podem ser de domínio natural, humano, social, cultural ou econômico e que se articulam uns com os outros. A paisagem está em constante processo de modificação, sendo adaptada conforme as atividades humanas.
Conceito de paisagens Na Geografia, as paisagens são o complexo de estruturas naturais e sociais de uma dada região. Nelas estão inseridos um certo local onde ocorre uma interatividade. Esta pode ser entre os elementos que estão na natureza, assim como entre as pessoas e esses elementos.
Já a área de uma cidade ou um campo de cultivo agrícola são exemplos de paisagens culturais. Em muitos casos, é possível observar cenários em que os dois tipos se apresentam conjuntamente, o que representa, ao menos em tese, um equilíbrio entre natureza e sociedade.
Quem se forma em Relações Internacionais faz o quê?
Como mover a página do Google?
Como colocar potenciômetro no inversor?
O que significa romper os ligamentos do tornozelo?
Como subir um projeto Laravel?
Como mexer os braços enquanto anda?
Como ligar Potenciometro no inversor CFW300?
O que pode acontecer se não fizer reposição hormonal?
Como enviar o Quizizz para os alunos?
Como mover arquivos de uma pasta para outra?
Como publicar nos stories do Instagram?
Como morreu o cangaceiro Volta Seca?
Como publicar artigo em revista jurídica?
Como movimentar o CPF para fazer cartão de crédito?
Como publicar em um grupo através de uma Página?