O sentimento de culpa surge quando alguém se arrepende por alguma atitude que tomou ou quando não aceita os seus defeitos, erros, fraquezas e até mesmo a sua insignificância na condição de ser humano. Este sentimento atinge com mais força as pessoas que possuem uma espécie de delírio de grandeza e querem ser perfeitas.
Câmara explica que culpar o outro por alguma falta que consideramos ter sido cometida contra nós próprios é ressentimento. Então, se a culpa é um sentimento que atribuímos às nossas próprias ações, o ressentimento consiste em culparmos outra pessoa por ter nos prejudicado por meio das ações dela.
A psicóloga explica que o sentimento de culpa pode trazer algo de positivo, desde que venha acompanhado de algum aprendizado. Mas para isso é preciso enfrentar os desafios, os medos, assumir a responsabilidade (em lugar do peso da culpa) e se permitir viver plenamente e desfrutar do bem-estar.
Uma pessoa que se sente culpada, na maioria das vezes, tenta a qualquer custo justificar o erro cometido e muitas vezes até atribui a terceiros a responsabilidade por seu próprio Comportamento. Pessoas egocêntricas não conseguem admitir falha ou culpa.
O jogo da culpa é irracional; estigmatiza a outra pessoa. É por isso que as pessoas exageram quando as coisas dão errado. É melhor ser o cara que culpa os outros do que ser o culpado. Quem pega a culpa é menos do que era antes da culpa.
Ela normalmente se origina a partir de um sentimento de responsabilidade por ter feito algo ruim ou errado. Outro motivo comum por trás da culpa é pensar que deveria ter feito algo a respeito de determinada situação. Existem pessoas que também sentem-se culpadas por terem conseguido algo enquanto outros falharam.
Esta sensação irracional pode desenvolver um ciclo no qual você se sente culpado sem motivo e o piora ainda mais. Por exemplo, muitos pais de primeira viagem se preocupam em deixar os filhos com uma babá, temendo causar danos ao desenvolvimento físico e mental das crianças.
Por exemplo, você pode sentir-se culpado por sobreviver a um acidente de carro e ter perdido um amigo no mesmo acidente. Esse problema é conhecido como a "Síndrome do Campo de Concentração". Em casos mais graves, é uma boa ideia procurar ajuda profissional de um terapeuta para superar esses sentimentos de culpa.
"O Google sabe muito sobre você, certo? E de quem é a culpa? Sua, claro", diz Lee Munson, investigador em segurança da Comparitech.com.
Como saber se o queijo roquefort está estragado?
Como saber se o cão está nervoso?
Como saber se o relógio é original lince?
Como reimprimir a GRRF no Conectividade ICP?
Como gerar arquivo XML eSocial Protheus?
Como construir um relacionamento saudável?
Como gerar um boleto Caixa pessoa física?
Como age uma pessoa manipuladora psicopata?
Como saber se o processador está queimado?
Como garantir resultados utilizando a construção enxuta?
Como saber se o pó de café é bom?
Como descobrir se uma sequência converge ou diverge?
Como gerar GRU complementar Anvisa?
Como saber se o relacionamento chegou ao fim quiz?
Quanto tempo tem que Pré-assar a massa da pizza?
Como provocar ciúmes no Crush?
Como gerar boleto no app da Renner?
O que fazer para saber se vale a pena ou não o relacionamento?