Um gato cego, geralmente apresenta alguma alteração no comportamento, só que muito discreta. Eles ficam mais tempo deitados na caminha e param de subir nos móveis mais altos, mas isso pode ocorrer num gato doente ou mais idoso. Por causa disso, o proprietário pode não notar que o gato ficou cego.
“Além disso, enfermidades como catarata, uveíte e glaucoma também podem gerar cegueira”, complementa. Nesses casos, sim, são enfermidades que causam cegueira nos gatos. Esses são apenas alguns dos motivos que podem causar esse problema nos gatos. Há casos de pets que nascem cegos por condições genéticas.
O tratamento é possível com o uso de colírios, que ajudam a estabilizar a pressão intraocular. Contudo, se o tutor não levar o felino ao médico-veterinário no começo da doença, a pressão causa a lesão no nervo óptico. Quando isso acontece, a situação passa a ser irreversível, e o animal perde a visão.
A toxoplasmose ocular é uma doença dos olhos provocada por um protozoário designado por “toxoplasma gondii”. A toxoplasmose também é conhecida como a “doença do gato” por ser, habitualmente, transmitida pelas fezes deste animal, sendo ele o hospedeiro definitivo.
“A quantidade de luz influencia no tamanho da pupila do gato. Quando há luz forte, para evitar que o pet se ofusque, ela pode se estreitar até ficar bem pequena”, completa. Mas não é só a quantidade de luz que explica porque a pupila do gato dilata.
O que é o parágrafo narrativo?
Quem foi o profeta perseguido por Jezabel?
O que significa fator crítico?
Por que a Rússia não usa a expressão astronauta e sim cosmonauta?
Quais são os materiais não renováveis?
Qual a importância da participação social?
O que acontece quando a injeção é aplicada errada?
O que fazer quando molha a moto e ela não pega?
Qual melhor programa para desenhar esquemas elétricos?
O que se deve evitar numa redação?
Quando o nervo da perna encolhe?
O que é uma advertência escrita?
Qual é a flor mais cara do Brasil?
Qual a origem da palavra nobreza?
O que é egoísmo na psicologia?