O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 29, não define especificamente o concurso de pessoas, porém, afirma que “quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade”.
Em relação à punibilidade do concurso de pessoas, todos respondem pelo mesmo crime, com penas cominadas na medida da culpabilidade, podendo existir diminuição obrigatória da reprimenda pela participação de menor importância.
O concurso de pessoas é o cometimento da infração penal por mais de um pessoa. Tal cooperação da prática da conduta delitiva pode se dar por meio da coautoria, participação, concurso de delinquentes ou de agentes, entre outras formas.
Teorias sobre o concurso de pessoas
c) Teoria Monista – é também chamada de teoria unitária. Essa teoria é a adotada, em regra, pelo nosso Código Penal. Segundo essa teoria, todos que concorrem para a prática de conduta criminosa incidem nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.
O concurso de pessoas reside na hipótese da ocorrência de uma prática delitiva decorrente da empreitada de duas ou mais pessoas ligadas para tal fim. Destarte, o concurso de pessoas é a participação consciente e voluntária de duas ou mais pessoas na mesma infração penal.
43 curiosidades que você vai gostar
Para haver concurso de pessoas é preciso o preenchimento de 06 requisitos: pluralidade de agentes culpáveis; pluralidade de condutas; relevância causal dessas condutas; liame subjetivo (vínculo subjetivo ou concurso de vontades); identidade da infração penal para os agentes e existência de fato punível.
Existem 2 grandes modalidades de concurso de pessoas: coautoria e a participação.
NATUREZA JURÍDICA DO CONCURSO DE PESSOAS: Trata-se de norma de extensão, ampliação, norma de adequação típica indireta ou norma de adequação típica por subordinação mediata. Através da norma de extensão busca-se estender o fato típico aos partícipes que não praticaram o verbo núcleo do tipo.
Existem três teorias principais que tratam do concurso de pessoas: a teoria monista, dualista e pluralista. Uma dessas teorias é adotada como regra, enquanto as demais são tidas como exceção.
Qual valor da multa por atraso da Reinf?
Pode colocar corta vento na secadora?
Qual o papel da cultura no currículo escolar?
Quem foi o empresário que tentou comprar as patentes de Tesla?
Quantas garrafas de cerveja para 20 pessoas?
Como curar unha que nasce quebrada?
O que significa ciclo de 7 anos?
Quem já teve um AVC pode fazer academia?
Como elogiar o serviço de alguém?
Como armazenar o leite depois de fervido?
Qual o valor da taxa de emancipação?
Como usar o Waze em segundo plano?
Pode esquentar arroz quantas vezes?
Pode limpar a casa no início da gravidez?
Qual livro Ler primeiro da Colleen Hoover?
Qual é o aeroporto mais próximo do Balneário Camboriú?
Qual a capacidade máxima de enchimento do galão de emergência?
Quem é o lobisomem de Crepúsculo?