Espaçamento (mts.) entre as mudas: Quantidade de mudas por hectare. Usando um espaçamento curto, de 2 x 2, em 01 hectare cabem 2.500 mudas; no de 4 x 4 cabem 625 e no de 5 x 5 400 mudas/hectare.
Para um reflorestamento, a quantidade de mudas por hectare pode variar de acordo com o relevo do terreno, espécie de árvore ou da velocidade com que se quer recobrir o solo. Segundo a Embrapa, os espaçamentos mais usuais são os de 2m x 2m (2.500 plantas/ha) e 3m x 2m (1.100 a 1.800 plantas/ha).
Como calcular a quantidade de mudasQuantidade de mudas = área do canteiro em m² / área ocupada pela muda em m²Dessa forma entendemos também que á área ocupada pela muda é igual ao espaçamento entre mudas elevado ao quadrado.Quantidade final de mudas = quantidade de mudas + (quantidade de mudas x 0,02)
Se a distribuição for em 45º, o programa usa a seguinte fórmula para o cálculo da quantidade de mudas: AREA / ESPAÇAMENTO X ESPAÇAMENTO. Ou seja, para um espaçamento de 20cm a densidade será de 25 mudas/m2.
Em geral falamos de áreas por planta que variam de 4 a 12 metros quadrados, o que significa entre 830 a 2500 árvores por hectare. Os números mais usuais são entre 1111 e 1666 árvores por hectare.
36 curiosidades que você vai gostar
Para fazer a estimativa, foi considerado um plantio médio de 1.667 plantas por hectare.
Para obter a estimativa de plantas por metro, o número total destas plantas deve ser dividido por 10. Exemplo: em uma lavoura com espaçamento de 45 cm entrelinhas, foram contadas plantas em 10 metros lineares, totalizando 120 plantas, desta forma, 120/10 é igual a 12 plantas por metro.
Multiplique o número de plantas necessárias por metro quadrado pelo número de metros quadrados no jardim para determinar quantas plantas você precisa. Por exemplo, você precisa de 20 plantas médias em um canteiro com 7,2 m².
A formula básica você aprendeu anteriormente, onde M² = COMPRIMENTO x LARGURA. Depois de calcular o metro quadrado de cada cômodo ou área faremos a soma total no final.
A quantidade de caixas/mudas pode variar bastante, dependendo de sua pressa em obter o fechamento, normalmente indicamos 3 caixas por metro quadrado, ou por metro linear 1 caixa é suficiente.
1) Espaçamento - entre uma árvore e outra, devem-se deixar pelo menos 3 metros de distância, para que a planta tenha espaço para crescer. 3) Adubação - varia de acordo com a espécie a ser plantada. É importante adubar a terra para que a muda cresça e se enraíze mais facilmente no novo local.
O espaçamento mais adequado, para alcançar uma produção razoável de massa verde e matéria seca e a obtenção de mudas de regular qualidade, é o de 80cm x 80cm.
Assim, a recomendação média de população de plantas é de cerca de 300 mil plantas por hectare. Já em condições favoráveis ao acamamento, deve-se utilizar populações de 200-250 mil plantas por hectare. Quanto aos espaçamentos, aqueles que propiciam maiores produtividades são os menores.
Neste caso, o cálculo é simplesmente dividir a quantidade por 10 para se obter a quantidade em g/m². Por exemplo: 500 kg/ha divididos por 10 = 50 g/m². A expressão g/m² é aplicada em sistemas encanteirados, pois a adubação é feita somente na área superficial dos canteiros.
Dica: para calcular a quantidade de terra que precisa para seu canteiro ou vaso, multiplicar largura x comprimento x profundidade, assim você terá um indicador em m³, 24sacos de terra é igual a 1m³.
Se plantarmos com um espaçamento de 0,60 metro, o número de sementes por metro será calculado da seguinte maneira: Sendo 1 hectare = 10.000 metros quadrados e o espaçamento entre fileiras de 0,60 m, temos o equivalente a uma faixa de 0,60 metros por 16.667 metros lineares (10.000 dividido por 0,60).
Para achar a quantidade: (75/15) x 100 = 500 kg/ha. Dessa forma, esses 500 kg/ha x 18 (garantia de K2O na fórmula) divido por 100 vai fornecer 90 kg/ha de K2O. Quanto ao P2O5, 500 kg/ha x 15 dividido por 100 é igual a 75 kg P2O5/ha.
Como calcular o metro linear? É bem simples de fazer, bastando apenas medir o comprimento de alguma coisa em linha reta. Este é o metro linear. Você poderá medir uma parede, um muro, a distância da parede da sua casa em relação ao muro, entre outros usos.
Normalmente o eucalipto é plantado em espaçamento 3mx2m, especialmente o usado para produção de celulose, o que é igual a 1.666 plantas por hectare. Plantações que irão servir para a produção de madeira para serraria precisam de desbastes até diminuir para 200 árvores por hectare aos 20 anos de idade.
As árvores na área protegida continuam a absorver aproximadamente 10 milhões de toneladas de CO2 a mais do que emitem por ano – o equivalente a emissões de 2 milhões de carros.
Assim, o carbono estocado por árvore resulta em aproximadamente 130 kg CO2-eq para as árvores na Mata Atlântica e 222 kg CO2-eq para as árvores da Floresta Amazônica. Podemos dizer então que, durante 30 anos, a cada ano uma árvore sequestra respectivamente 4,3 kg e 7,4 kg por árvore ao ano.
Normalmente, as macieiras começam a dar fruto ao fim de 3 a 5 anos e atinge a maior produtividade entre os 10 e os 20 anos podendo continuar a frutificar até aos 50 anos de idade.
Por outro lado, para sistemas com produtividades em torno de 45.000 kg/ha e com estrutura de pós-colheita, o custo total situou-se em torno de R$ 1,30/kg. Na formação do custo total, salienta-se que ao redor de 20 e 80% correspondem a custos fixos e variáveis, respectivamente.
Quanto ganha o primeiro Sargento?
Qual é o maior estado da região Nordeste?
Porque fazer backup do WhatsApp?
O que é uma substância composta?
Quanto ganha um anestesista por cirurgia?
Qual diclofenaco é bom para dor na coluna?
O que são condições edafoclimáticas?
Como criar uma redação passo a passo?
Quais os cuidados com paciente com suspeita de TRM?
Como esquentar a relação casamento?
O que é registro da escritura?
O que fazer quando o remédio desce errado?
Qual é a regra de menos com mais?
Qual é melhor cerveja ou vinho?