Qual a diferença entre dividendos e JCP?

Pergunta de Bernardo Bruno de Maia em 30-05-2022
(29 votos)

Resumidamente, os dividendos são lançados na contabilidade da empresa como lucro, portanto, a companhia é quem arca com os impostos incidentes. Já nos juros sobre capital próprio, o dinheiro destinado aos acionistas entra na contabilidade como despesa, portanto livre de impostos.

Como funciona o pagamento de JCP?

Na prática, os JCP são uma via de mão dupla: os investidores saem felizes por receberem uma remuneração extra de acordo com o desempenho do seu investimento e as empresas utilizam deles como um artifício contábil para pagar menos impostos.


O que é dividendo em ações?

Os dividendos representam uma parcela do lucro líquido das empresas que é destinada aos acionistas como forma de remuneração. Os proventos dos acionistas podem ser feitos em dinheiro, ações, especiais ou Juros Sobre o Capital Próprio (JCP).

Quais empresas podem pagar JCP?

Apenas pessoas jurídicas do regime de Lucro Real podem abater despesas no IRPJ. Ao fazer o pagamento a título de JCP, o contribuinte deixa de tributar esse valor no IRPJ e CSLL, que juntos possuem uma alíquota de 34%. Isso acontece porque o pagamento passa a ser considerado despesa dedutível.

Quando pagar juros sobre capital próprio?

Quando declara dividendos ou juros sobre o capital próprio, a Companhia normalmente precisa pagá-los dentro de 60 dias da declaração, a não ser que os acionistas deliberem outra data de pagamento.

DIVIDENDOS OU JCP? O melhor tipo de provento pra você!


20 curiosidades que você vai gostar

Como lançar juros sobre capital próprio?

Como declarar os juros sobre capital

No programa da declaração do IR 2021, localize a ficha de mesmo nome, "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Clique em "Novo". Selecione o código "10 - Juros sobre Capital Próprio".

Qual a diferença entre dividendos e juros sobre capital próprio?

Resumidamente, os dividendos são lançados na contabilidade da empresa como lucro, portanto, a companhia é quem arca com os impostos incidentes. Já nos juros sobre capital próprio, o dinheiro destinado aos acionistas entra na contabilidade como despesa, portanto livre de impostos.

Qual é o fundamento técnico para o cálculo é o pagamento do juros sobre o capital próprio pagos aos sócios nas sociedades de capital?

Fundamento Legal: art. 9º da Lei nº 9.249/1995. Os juros sobre o capital próprio são calculados mediante aplicação da taxa de juros de longo prazo (TJLP) sobre os valores das contas do patrimônio líquido, exceto a reserva de reavaliação não realizada, ainda que capitalizada.

Quando um investidor deverá pagar o IR via DARF em operações?

Quando o investidor precisa pagar DARF? O investidor de renda variável precisa emitir e pagar um DARF sempre que realizar operações que registrem ganho de capital na bolsa de valores — e que, no caso das ações, somem vendas acima de R$ 20 mil durante o mês.



Outras questões

Quais são os direitos de quem está cumprindo aviso prévio?

Como fazer perfume de alecrim caseiro?

O que é colisão mecânica?

Quem tem o maior cabelo do Brasil?

Qual melhor horário para viralizar no TikTok?

Quais são os tipos de mudança de decúbito?

Qual a influência da temperatura na solubilidade?

Qual o signo do Tiago Piquilo?

Como se usa o tempero curry?

O que é objeto direto objeto indireto complemento nominal?

Qual a diferença de Gestão Financeira e Economia?

Como usar vinagre para tirar mofo?

O que é o desconto pensão militar?

Qual a consequência de uma falta de controle e segurança para os Sigs?

Quais as versões do Xiaomi?

Qual o santo que ajuda a ganhar dinheiro?

O que é mais importante proteína ou carboidrato?

Quantas ogivas o Brasil tem?

Qual a diferença entre planejamento de curto prazo e planejamento de longo prazo?

Quais os efeitos do recurso interposto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com