A febre pode aparecer nos dois tipos de infecção, mas com características diferentes em cada uma. Na bacteriana, elas geralmente são mais altas e pioram após alguns dias, enquanto na viral, elas melhoram depois desse mesmo período.
A otite média aguda quando associada a infeção viral das vias aéreas é contagiosa. Ou seja, a infeção “pega-se” ou é transmissível de pessoa para pessoa. Nestes casos, as crianças não devem frequentar a escola pois podem contagiar outras crianças.
Em crianças mais velhas e adultos, os sintomas incluem dor de ouvido, problemas de audição, ouvido tapado ou pressão no ouvido, febre, drenagem do ouvido, tonturas e perda de equilíbrio e náusea ou vômito. Sintomas sem dor ou febre também podem significar que há líquido no ouvido e devem ser analisados.
Ela causa dores, vermelhidão, inchaço e dificuldade auditiva. Embora seja facilmente tratada, a otite pode se tornar crônica e levar à perda auditiva. Em casos extremos, é recomendada a cirurgia que drena o líquido e melhora consideravelmente a audição do paciente.
Como prevenir a Otite?
A otite média aguda é uma infecção bacteriana ou viral do ouvido médio. A otite média aguda frequentemente ocorre em pessoas com um resfriado ou alergias. O ouvido infectado é doloroso. Os médicos examinam o tímpano para estabelecer o diagnóstico.
O tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios por via oral, em média por 10 dias. Já no caso da otite interna (ou labirintite), que é um caso mais grave, o quadro do paciente pode evoluir para meningite e encefalite, por isso o tratamento é hospitalar.
A recomendação no tratamento da otite, seja qual for o tipo, é nunca se automedicar ou seguir sugestões de conhecidos para amenizar a dor. O correto é consultar o seu otorrinolaringologista assim que os sintomas aparecerem.
A otite externa se forma quando a infecção atinge o ouvido externo e alcança o pavilhão auricular (orelha), e a porção mais externa do tímpano. Esse tipo de otite se desenvolve por conta das bactérias que invadem a profundidade da pele ou devido ao acúmulo de umidade no ouvido interno, o que estimula o surgimento de fungos.
Designa-se como otite média recorrente ou otite de repetição quando há a ocorrência de pelo menos três episódios infeciosos em 6 meses ou quatro episódios num ano. Ou seja, são episódios de otites frequentes e que devem ser avaliados pelo médico otorrinolaringologista.
A otite média (que afeta o ouvido médio) é a mais frequente, podendo no entanto ocorrerem otites no ouvido externo e no ouvido interno. Assim, conforme a sua localização no ouvido, podemos identificar os seguintes tipos de otite: Otite média – Se a infeção afeta o ouvido médio (otite mais frequente);
Como baixar e instalar AutoCAD 2019 gratuitamente?
Como fazer instalação de boiserie?
O que é identificar oportunidades?
Como saber se tive um delírio?
Quais os sintomas da apraxia da fala?
Quais os problemas do catalisador?
Como verificar se uma célula está vazia no Excel?
Como instalar o Composer global no Linux?
Quais são as contas de despesas variáveis?
Como procurar descritores no PubMed?
O que é cadeia de certificados digitais?
Como são as fezes de quem tem câncer no intestino?
Como saber se tem sinal no cabo coaxial?
Como saber se o idoso está com demência?