Precatório é uma espécie de requisição de pagamento de determinada quantia a que a Fazenda Pública foi condenada em processo judicial, para valores totais acima de 60 salários mínimos por beneficiário. A Requisição de Pagamento é encaminhado pelo Juiz da execução para o Presidente do Tribunal.
Os precatórios de responsabilidade da União, ou seja, os federais, precisam ser apresentados até 1º de julho do ano corrente para constarem na LOA do ano seguinte. Caso a requisição seja encaminhada após essa data, o tempo para pagamento de precatórios pode ser de até dois anos e meio.
Os 50% restantes do montante anual destinado ao pagamento de precatórios seriam distribuídos pelo Poder Executivo por meio de leilão, pagamento por ordem crescente de valor e/ou acordo com credores, cabendo ao Ente optar por uma ou mais dessas formas de pagamento.
O pagamento de precatório federal para pessoa jurídica não possui distinções do pagamento para pessoas físicas. Nesse caso, o beneficiário deverá apresentar o CNPJ correspondente no momento do saque. O depósito também é feito em uma conta judicial específica.
Os precatórios do Fundef serão pagos sempre em três parcelas anuais a partir da expedição: 40% no primeiro ano, 30% no segundo ano e 30% no terceiro ano. Dessa forma, as dívidas que venceriam em 2022 serão pagas em 2022, 2023 e 2024.
36 curiosidades que você vai gostar
Como saber que o Precatório foi expedido
Dessa forma, para ter certeza que o Precatório foi expedido, basta encontrar o número do processo que consta no Ofício Requisitório e consultar o portal do Tribunal de Justiça que julgou a ação. Assim, você pode descobrir se houve a expedição do Precatório.
O Projeto de Lei 815/20 determina que todos os precatórios federais a serem liquidados em 2020 (ou expedidos, no jargão legal) deverão ser pagos até 30 de abril quando o beneficiário for idoso ou pessoa com deficiência, e até 31 de maio nos demais casos.
O pagamento será por meio de RPV quando o valor não ultrapassar 60 salários mínimos. Por outro lado, quando o valor da condenação ultrapassa os 60 salários mínimos, o pagamento efetiva-se apenas por meio de Precatório. Assim, Precatório é toda divida judicial do INSS que ultrapassa o valor de 60 salários mínimos.
Os precatórios são dívidas da União acima de 60 salários mínimos (R$ 72.720 em 2022).
O que posso usar para substituir o fermento?
Como saber se é plural ou singular?
O que representa o símbolo do lobo?
Qual o melhor alimento pós treino?
Com quanto tempo se faz a primeira ecografia?
Pode reprovar no 4 ano do Ensino Fundamental?
Como saber minha alíquota do Simples Nacional?
Quais os tipos de erros de medicação?
Quanto tempo dura o efeito da corrente russa?
O que é precificação de produtos e serviços?
O que é atividade de iniciação científica?
Como separar a palavra cãozinho?
O que fazer para o cabelo ficar liso escorrido?
Quem é o dono do grupo Volkswagen?
Como usar Spotify Premium no iPhone?