Para Giovanetti, o termo “religiosidade” “implica a relação do ser humano com um ser transcendente”, ao passo que o termo “espiritualidade” “não implica nenhuma ligação com uma realidade superior” (2005:136). Para esse autor, a espiritualidade significa a possibilidade de uma pessoa mergulhar em si mesma.
Religiosidade é expressão ou prática do crente que pode estar relacionada com uma instituição religiosa. Já Religião é composta por determinadas crenças e ritos, compreendida como meios que levam à relação com o transcendente.
A religião permite conhecer o local onde as pessoas vivem seus valores em uma cultura. Ela é influenciada pela cultura, mas ela também influencia a cultura daqueles que vivem em seu entorno. A religião permite um conhecimento maior dos valores que envolvem uma dada sociedade, principalmente seus valores éticos.
Evidências recentes de pesquisas na área de saúde pública têm sugerido uma relação mais íntima entre a vida espiritual de pacientes, o avanço de seus prognósticos e seu bem-estar geral no processo de conviver e superar seus quadros de doença.
A religiosidade pode ser definida como crença, prática e devoção à uma religião. ... Compreende-se, portanto, que a espiritualidade se caracteriza como uma dimensão que antecede a religião, podendo ou não incluir uma crença em algum deus e/ou envolvimento com práticas religiosas.
Podemos dizer que religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas por uma grande massa de pessoas de acordo com seus ensinamentos, doutrinas e costumes. Além da religião, também existe a religiosidade, que para muitos nada mais é que ter a qualidade de ser religioso, ou seja, ter uma religião.
A pessoa religiosa se expressa com ritos e cultos. Faz suas ofertas e apresenta seus pedidos. Em muitas situações, envolve um grande fascínio. Tem forte componente emotivo.
Toda crença que tem o objetivo de ligar as pessoas com a espiritualidade é considerada religião. Uma das características das religiões é satisfazer as pessoas de modo a estabelecer a elas uma perspectiva diferente sobre o mundo, modificar seu interior e agregar princípios a seus valores morais.
Toda religião tem sua história, sua cultura, sua narrativa, seus símbolos e muitos outros elementos que são responsáveis por formá-las. Não existe nada que não tenha cultura, nada mesmo.
E religião consiste num conjunto de crenças e filosofias, tendo um superior como guia dos demais. Esse superior é uma pessoa dotada de certa autoridade para determinar as condutas corretas para cada um; ou seja, para determinar aquilo que se deve ou não fazer, quais são as crenças ideais, quais os rituais e em quê se deve crer.
Já a espiritualidade é livre e nos permite agir da forma que o nosso eu interior sente que é correto. A religião aponta nossos erros e pecados, enquanto a espiritualidade permite refletir para achar o motivo de termos agido daquela forma. Infelizmente, as religiões também têm sido causadoras de divisões e desentendimentos entre as pessoas.
O que quer dizer a palavra Check-in?
Como funciona uma Matriz SWOT?
Como fazer leitura medidor de energia analógico?
O que significa canalizar algo?
Como se escreve o livro dele em inglês?
Como funciona a mamadeira mágica?
Como usar meia Bradesco Cinemark?
Quando se usa a palavra conosco?
Como funciona o interruptor Wi-fi?
O que é uma pessoa compreensiva?
Como funciona a equipe no Canva?
Como funciona a matrícula em escola particular?
Porque as escolas cobram matrícula?