Trabalho em uma Transformação Isobárica Nesse caso o trabalho realizado pode ser expresso por: Caso haja uma expansão (aumento de volume) o trabalho será positivo; em caso contrário, numa contração do gás, o trabalho será negativo.
A transformação isobárica ocorre quando uma massa fixa de determinado gás sofre variação no volume e na temperatura, mas a pressão mantém-se constante. As transformações gasosas sempre ocorrem com uma das variáveis de estado dos gases mantida constante, enquanto as demais sofrem variação.
Na transformação isobárica dos gases, a pressão permanece constante e o volume aumenta ou diminui proporcionalmente à variação da temperatura. Uma transformação isobárica ocorre quando o gás está com uma pressão constante. ... Nesse caso, a temperatura e o volume é que variam.
No gráfico temperatura x volume (T x V) verificamos a equação pela reta: Já no gráfico volume x pressão (V x p), observamos que enquanto o volume aumenta do estado 1 para o estado 2, a pressão permanece a mesma. Se neste tipo de transformação gasosa há um aumento do volume, dizemos que houve uma expansão isobárica.
O trabalho de um gás em uma transformação isobárica pode ser calculado pelo produto entre a força e a variação de volume desse gás após ser submetido a uma fonte de calor. A Termodinâmica é a área da Física que estuda as relações entre a energia térmica e a energia mecânica.
45 curiosidades que você vai gostar
Trabalho pressão x volume: O trabalho realizado por um gás
Os gases podem realizar trabalho por expansão ou compressão contra uma pressão externa constante. O trabalho realizado por gases é também chamado, às vezes, de pressão x volume ou trabalho PxV por motivos que, esperamos, ficarão mais claros nesta seção!
Assim, o trabalho de um gás, sob pressão constante, pode ser calculado pelo produto da pressão pela variação de volume do gás. - Se o gás se expande, ΔV > 0. Assim, teremos τ > 0 e dizemos que o gás realiza trabalho; - Se o gás se contrai, ΔV < 0.
A fórmula matemática que expressa a transformação isotérmica é dada por: P.V = k, porque quando duas grandezas como essas são inversamente proporcionais, o seu produto é sempre uma constante. Por isso, temos também que: Pinicial . Vinicial = Pfinal . Vfinal.
Em uma expansão isobárica ocorre o aumento do volume do gás, já na compressão isobárica há a diminuição do volume do gás.
Como instalar o Windows em um HD externo?
Como jogar jogos de Xbox 360 no celular?
Como fazer integração por substituição?
Como saber se o IPTU está em meu nome?
Como saber se a minha tartaruga é fêmea ou macho?
O que causa câncer de mama em jovens?
Como saber se sua TV tem Chromecast?
Como usar o Cite While You Write?
Como saber se a televisão é Smart ou não?
Como instalar extensão CRX no Google Chrome?
Como jogar o jogo do gato do Google?
Como diferenciar cólica de menstruação e cólica de gravidez?
Como saber se o Photoshop roda no meu PC?
Como saber se minha CNH chegou Detran GO?