Qual o prazo do estágio probatório?

Pergunta de Anna Tavares Leite em 27-05-2022
(63 votos)

O estágio probatório se entende pelos 3 primeiros anos de atividade, e é iniciado logo na entrada do cargo público. Há alguns anos, houve uma certa confusão nessa questão do prazo, porque a Lei nº 8.112 de 1990 falava que o prazo era de 2 anos, porém, em 1998 a Emenda Constitucional nº 19 alterou para 3 anos.

O que é o período probatório?

É um período de adaptação onde será verificado o desempenho do servidor recém admitido na Instituição e que servirá para determinar a efetivação ou não no cargo para o qual foi nomeado, com duração de 36 (trinta e seis) meses a partir da data de sua entrada em exercício.


Quando o estágio probatório ficará suspenso?

SUSPENSÃO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

O estágio probatório ficará suspenso durante: licença por motivo de doença em pessoa da família; licença por motivo de afastamento do cônjuge (sem remuneração);

Quem está em estágio probatório pode pedir remoção?

Já no âmbito federal, no Estatuto dos servidores civis federais (Lei nº 8.112/90) não há nenhum artigo que proíba expressamente a remoção de servidor público em estágio probatório.

O que não se pode fazer no estágio probatório?

No entanto, dentre essas possibilidades de afastamento, o servidor em estágio probatório não tem direito às seguinte licenças:para capacitação;para tratar de interesses particulares; e.exercer mandato classista.

Estágio probatório. Prazo


41 curiosidades que você vai gostar

O que não pode acontecer no estágio Probatorio?

“Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.” Portanto, após a avaliação no estágio probatório, caso a opinião da chefia seja pela exoneração, o servidor deve ser ouvido para apresentar sua defesa.

Quem está em estágio probatório pode assumir cargo comissionado?

O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em Comissão do Grupo-Direção e ...

Qual a diferença entre estágio probatório e estabilidade?

Em primeiro lugar, deve ser ressaltado que o estágio probatório não pode ser confundido com a estabilidade. São institutos distintos, pois enquanto o estágio probatório refere-se ao cargo, assim, a cada novo cargo efetivo, o servidor está sujeito a um novo estágio, a estabilidade está relacionado com o serviço público.

Como é feita a avaliação do estágio probatório?

A avaliação de estágio probatório é a ferramenta de gestão que permite avaliar se o novo servidor está apto para adquirir a estabilidade em seu cargo efetivo. Nos primeiros três anos de efetivo exercício, os servidores são avaliados em requisitos relacionados a assiduidade, disciplina, eficiência e idoneidade moral.



Outras questões

Quais são as formas de clonar WhatsApp?

São princípios de uma boa imobilização de membros?

O que é preciso para fazer um quarto?

O que são indicadores de exemplo?

O que é Dextrogiro?

Como está a entrada de brasileiros na Argentina?

Quem namora o Zenitsu?

O que são fatores de produção exemplos?

É verdade que com 5 anos o nome sai do SPC?

Como comprar eletrodomésticos mais baratos?

Como é feita a classificação dos ácidos?

Quanto tempo de cardio para endomorfo?

Quem são os gigantes de Ragnarok?

O que motivou o surgimento dos sistemas operacionais servidores?

O que é preciso para entrar na USP?

O que é direito criminal?

Onde fica a oliveira mais antiga do mundo?

Quais as vantagens da terra vegetal?

Quantos anos o pé para de crescer?

Qual é a importância da reciclagem para o meio ambiente?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com