AS FORMIGAS CORTADEIRAS, POR EXEMPLO, ALIMENTAM-SE DE FUNGOS QUE CULTIVAM EM SEU FORMIGUEIRO. ENQUANTO ISSO, OUTRAS ESPÉCIES UTILIZAM SEIVA DE PLANTAS, NÉCTAR, CARAPAÇAS DE INSETOS E RESTOS DE ALIMENTOS HUMANOS PARA SUA ALIMENTAÇÃO. AS FORMIGAS CORTADEIRAS NUTREM UM FUNGO COM PEDAÇOS DE VEGETAIS.
Apesar de ingerirem seiva durante o processo mecânico de corte, as formigas carregam os fragmentos de vegetais para o interior dos ninhos, a fim de que sirvam como substrato para o desenvolvimento do fungo de que se alimentam. ...
Os predadores naturais das saúvas são: aves, sapos, rãs, tatus, tamanduás, lagartos, lagartixas, besouros dos gêneros Canthon e Taeniolobus, formigas dos gêneros Solenopsis, Paratrechina e Nomamyrmex, além de mosca da família Phoridae.
Observações de campo indicam que as maiores operárias de saúva devem viver entre 4 e 6 meses no máximo. Mas não é raro termos notícias de sauveiros ativos por mais de 20 anos.
A alimentação das formigas dependerá da sua espécie: algumas são carnívoras, outras herbívoras, mas a maioria das formigas é onívora, ou seja, elas comem de tudo, animais, vegetais e restos de alimentos humanos.
35 curiosidades que você vai gostar
A formiga é um animal onívoro que normalmente mantém uma dieta muito variada: pode consumir quase tudo o que encontra em seu ambiente. Além de capturar presas disponíveis, as formigas podem coletar folhas, ervas, sementes, pedaços de frutas e vegetais, cereais, fungos e até carniça.
O sal espalhado nas janelas ou portas também impede que a formigas entrem na sua casa. Formigas não gostam de sal. Isso serve como um repelente e inibe uma invasão. Você também pode ferver água com um pouco de sal e borrifar essa mistura diretamente em áreas e frestas que possam haver o surgimento de formigas.
Tempo de vida
De 6 e 10 semanas é o ciclo de vida da formiga entre a fase ovípara até se tornarem adultas. Em geral, as operárias podem viver alguns meses, com algumas espécies podendo viver aproximadamente 3 anos.
O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.