O termo médico para descrever a presença de sangue na urina é Hematúria. Quando se consegue perceber o sangue na urina a olho nu, chamamos isso de Hematúria Macroscópica. Quando essa presença é tão sutil que somente pode ser identificada em um exame de urina, chamamos de Hematúria Microscópica.
A hematúria pode ser causada por diferentes fatores. Nem sempre eles estão relacionados com doenças ou problemas do trato urinário, como os cálculos renais. Também podem ser decorrentes de uma condição transitória que não exige tratamento específico.
Erosões cervicais, pólipos e cervicite podem ocasionar sangramento do colo do útero. Infecções vaginais, trauma e corpos estranhos também podem acarretar sangramento anormal. O manejo na emergência deve ser direcionado para investigar e tratar causas óbvias de sangramento.
A infecção urinária provoca inflamação do trato urinário e, em casos graves, pode provocar a presença de sangue na urina (microscópica ou macroscópica). Os sintomas mais comuns são: dor ao urinar, vontades súbitas, falsas vontades, aumento da frequência urinaria, febre, etc.. Saiba, aqui, tudo sobre infecção urinária.
Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.
A maioria das doenças que provoca hematúria causa sintomas, como dor para urinar, febre, dor nas costas, ou outras alterações nos exames laboratoriais, como a presença de proteínas e/ou leucócitos na urina, elevação da creatinina e da urina no sangue (leia: CREATININA e UREIA), etc.
O que fazer em caso de urina vermelha A única forma de confirmar o que está causando a coloração vermelha na urina é consultando um médico.
Pode ocorrer um pequeno sangramento após a realização do exame, isso porque o colo do útero pode estar sensível. Geralmente é um sangramento leve e de curta duração.
Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. Esse sinal também pode ocorrer em algumas condições não cancerígenas, mas é importante consultar imediatamente um médico sempre que tiver qualquer sangramento irregular.
Uma menstruação comum libera cerca de 2 a 3 colheres de sopa (35 a 40 mililitros) de sangue e tecido. Notar pedaços ou “bolotas”, especialmente nos dias mais intensos, é normal. Coágulos de sangue são diferentes de coágulos de sangue venosos (o tipo discutido em relação à contracepção hormonal).
O sangramento menstrual também varia em cor (do sangue escuro ao vivo), duração e textura. A textura do sangue menstrual tem essa variação como resultado da descamação do tecido endometrial, que pode sair como coágulos de sangue.
Os principais métodos para “segurar” o sangue menstrual são os absorventes externos e internos descartáveis, coletor (copinho de silicone), calcinha absorvente lavável, absorventes de pano ...
“A menstruação tem uma variação de normalidade muito grande. Há mulheres que passam um mês sem menstruar e chega a ser um ciclo normal. É importante se conhecer, saber seu ciclo, sempre buscar um ginecologista e entender o que é normal para você”, afirma Lívia Daia, ginecologista obstetra e mastologista, da Clínica Daia Venturieri.
Qual é a melhor marca de serra mármore?
Como curar a síndrome do coração partido?
Como perder gordura da barriga e afinar a cintura?
Como transformar float em string em C?
Qual é o resultado de 10 elevado a 0?
Qual é o masculino de Patrícia?
O que é o que é que meus amigos usam mais do que eu?
Qual é o melhor celular do Mundo 2020?
Como se pega a doença tripofobia?
Quantas colheres de arroz integral devo comer no almoço para emagrecer?
Como saber se o veículo já foi sinistrado grátis?
Como usar borra de café para clarear o rosto?
O que significa token não-fungível?