Quando cabe medida liminar?

Pergunta de Iara Mónica Rodrigues Pires Campos em 31-05-2022
(9 votos)

No mundo jurídico significa que na primeira fase do processo (fase que antecede a sentença), há apreciação liminar do juiz daquilo que está sendo levado ao Judiciário. O objetivo da medida liminar é assegurar um direito que pode, ou não, ser reconhecido ao final em sentença.

Quando posso pedir medida liminar?

Quando o solicitando parece ter direito, o juiz pode conceder a liminar, já que a interpretação da lei é clara. A liminar não é para discutir a lei, ou seja, a lei ou é clara ou não é. Se é clara, pode-se pedir a liminar, e, se não for, é melhor esperar a sentença final. Além de tudo, os fatos precisam estar claros.


Para que serve uma medida liminar?

Significa que um juiz ou uma juíza concedeu ao autor um pedido feito em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que poderia ser perdido se ele tivesse que aguardar até o final do julgamento do processo.

Quando o juiz concede uma liminar?

"A liminar é sempre uma decisão provisória. Quando o caso é urgente o juiz pode conceder esta decisão que chamamos de liminar - agora com o novo Código de Processo Civil é conhecida também por tutela de urgência - a fim de resguardar um direito da pessoa ou evitar mal maior.

Quais são as medidas liminares?

A Medida Liminar é um instituto jurídico que deriva do Poder Geral de Cautela do Judiciário e tem como finalidade principal a garantia de que o provimento jurisdicional derradeiro, seja ele qual for, estará garantido e será plenamente exequível a seu tempo.

O que é liminar? O que acontece depois da liminar? Saiba tudo com o advogado Elton Fernandes


26 curiosidades que você vai gostar

O que é medida liminar ou tutela antecipada?

O pedido de tutela antecipada é o meio pelo qual o Autor pede no início do processo que receba aquilo que se pede na ação antes da hora, que seria o momento em que o juiz termina de julgar o caso.

Qual a diferença entre medida cautelar e liminar?

PROCESSO CAUTELAR: É o instrumento de que se vale o Estado-Juiz para prestar tutela jurisdicional (não satisfativa), consistente em assegurar a efetividade de um futuro provimento jurisdicional. MEDIDA LIMINAR: É qualquer decisão judicial proferida no início do processo.

Como funciona uma liminar judicial?

A decisão liminar é aquela proferida em caráter de urgência, para garantir ou antecipar um direito que tem perigo de ser perdido. Pode ser concedida com base na urgência ou evidência do direito pleiteado. É uma decisão temporária, pois depende de confirmação por sentença de mérito.

Como funciona uma liminar na Justiça?

A liminar judicial, também chamada tutela de urgência ou tutela antecipada, é uma decisão concedida pelos Tribunais em caráter de urgência quando uma das partes não pode aguardar o desfecho do processo, pois pode perder a oportunidade de exercer seu direito durante o andamento da ação.



Outras questões

Como procurar Shiny Pokémon GO?

Quando se preocupar com sinal?

Como usar seringa do Milteforan?

Como saber quando um geminiano está mentindo?

Como saber se uma frase é um palíndromo?

Como funciona a realidade aumentada?

Para que serve a tecla ALT no teclado?

Como saber se a madeira e jacarandá?

Como investigar o Creci?

Quando uma empresa é lucro real ou presumido?

Como saber se uma empresa foi registrada em cartório?

Para que serve queratina banho de verniz?

Pode congelar a farinha de tapioca?

Como guardar miçanga?

Qual a melhor forma de guardar a câmera?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com