Dentre os maiores riscos ocupacionais relacionados aos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e obstetrizes, Sheila cita o número insuficiente de profissionais trabalhando nos diversos serviços de saúde, a falta de dispositivos e equipamentos adequados, o rodízio de turnos e plantões em horários não-constantes ...
Os riscos biológicos estão relacionados ao contato do profissional da saúde com microorganismos (principalmente vírus e bactérias) ou material infecto contagiante, e estes podem vir a causar doenças como: a tuberculose, hepatite, rubéola, herpes, escabiose e AIDS (JANSEN, 1997).
RISCOS BIOLÓGICOS
Devido a isso, a equipe de enfermagem é uma das principais vítimas da exposição ocupacional a esse tipo de risco, por estar constantemente em contato direto com material biológico, bem como ao tipo e à frequência dos procedimentos que realizam14.
Esta NR traz medidas de prevenção específicas para aqueles que trabalham em instituições de saúde, orientando sobre os riscos encontrados e sobre como proceder em caso de acidentes e incidentes de trabalho. Os riscos encontrados são: biológicos, físicos, químicos, mecânicos, ergonômicos e de acidentes.
Os trabalhadores de enfermagem no desenvolvimento de suas funções estão expostos a inúmeros riscos ocupacionais causados por fatores químicos, físicos, mecânicos, biológicos, ergonômicos e psicossociais, que podem ocasionar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, conforme citam Marziale e Rodrigues (2002).
18 curiosidades que você vai gostar
Os trabalhadores da área da saúde estão freqüentemente expostos aos riscos biológicos. Dentre as infecções de maior exposição, encontram-se as transmitidas por sangue e fluidos corpóreos (hepatite B, hepatite C e HIV) e as de transmissão aérea (tuberculose, varicela-zoster e sarampo)(12).
São as diversas formas de energia a que os funcionários possam estar expostos. De acordo com o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar da Anvisa, calor, ruído, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes e pressões anormais são os principais agentes físicos encontrados no ambiente hospitalar.
Quais são os riscos da NR 32?Riscos físicos. Esse tipo de risco envolve questões de temperatura, radiação, ruídos e demais riscos, como os níveis excessivos de ruído, que podem prejudicar uma pessoa a médio e longo prazos.Riscos químicos. ... Riscos biológicos. ... Riscos ergonômicos. ... Riscos por acidente.
A NR 32 na prática!
O ambiente hospitalar é um dos poucos lugares onde podemos encontrar todos os riscos existentes. Lá temos riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Com todos esses riscos presentes, a prevenção se faz muito necessária e deve ser eficiente.
Quais são as doenças hereditárias?
Qual a classificação dos músculos quanto à sua situação?
Como oferecer cashback no PicPay?
Como fazer day trade com pouco dinheiro?
Quais são os países que falam a língua inglesa?
Como se opera vendido na bolsa?
Qual foi o primeiro filho de Noé?
O que são cadeias carbônicas mistas?
Como se classifica o pronome lhe?
Como xadrez se chamava na Pérsia?
Como habilitar imagem no Word?