As forças intermoleculares são classificadas em três tipos que variam conforme a intensidade:
Existem três tipos de forças intermoleculares, que são: dipolo permanente, dipolo induzido e ligações de hidrogênio (antigamente chamada de pontes de hidrogênio).
O que são forças intermoleculares? Trata-se de diferentes formas de interação (aproximação) entre moléculas formadas por ligações covalentes. ... Alguns exemplos de substâncias cujas moléculas interagem por esse tipo de força são: gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), gás etano (C2H6) e gás hidrogênio (H2).
Forças dipolo-dipolo: são aquelas presentes em compostos polares. Repare que nas moléculas de ácido clorídrico (HCl) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por essa molécula ser polar. Os compostos polares a seguir são exemplos onde ocorre interação dipolo-dipolo: HCCl3, HBr, H2S, CO, SO2.
O que são forças intermoleculares?
Interação Intermolecular | Ocorre entre |
---|---|
Dispersão de London | APENAS em moléculas apolares |
Dipolo permanente – dipolo induzido | Entre uma molécula polar e outra apolar |
Dipolo permanente – dipolo permanente | APENAS entre moléculas polares |
(C) interações intermoleculares específicas (ligações de hidrogênio) entre os pares de bases. ... Estes processos podem ser definidos como sendo interações fracas, usualmente reversíveis e altamente seletivas entre duas moléculas (intermolecular) ou dentro da macromolécula biológica (intramolecular).
As três forças intermoleculares existentes são: força de dipolo permanente, força de dipolo induzido e ligação de hidrogênio.
As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme. Contudo, em algum instante ocorre um acúmulo de cargas δ + e δ- (pólos) ...
A atração entre moléculas é uma força intermolecular. Forças intermoleculares são muito mais fracas do que as forças intramoleculares (por exemplo, 16 kJ mol-1versus 431 kJ mol-1para o HCl).
A molécula de água é um exemplo clássico das ligações de hidrogênio, onde átomos de H se unem fortemente aos átomos de H de outras moléculas para formar a cadeia de H 2 0. Veja qual força intermolecular é mais intensa através da figura abaixo: A seta indica a ordem crescente da intensidade de interação.
No estado gasoso, as moléculas estão em constante movimento e a força de atração entre elas é muito fraca. Para moléculas neutras as interações intermoleculares a serem consideradas são: dispersão de London (dipolo induzido), interações dipolo – dipolo, e ligação de hidrogênio.
Como funciona mesa Densimétrica?
Como instalar o Windows 7 no VirtualBox?
Como personalizar o Teclado do celular?
Qual é a ordem do nado medley nas provas de revezamento?
Como é que se escreve puxa saco?
Como funciona as correntes do Kurapika?
O que significa você em Portugal?
Como nascem os filhotes de arraia?
Como funciona uma ONG para animais?
Como as atividades econômicas organizaram a forma de ocupação do território brasileiro?
Como nasce a flor de mandacaru?
Como funciona o visto de estudante nos Estados Unidos?
Como se diz professor em español?