Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.
Portanto, a rotulagem precisa ter os seguintes elementos:a) Identificação e composição do produto químico;b) Pictograma de perigo;c) Palavra de advertência;d) Frase de perigo;e) Frase de precaução;f) Informações suplementares.*Por Ingrid Stockler e Tatyanne Werneck – Colaboradoras da Ius Natura.
Deve conter a identificação do produto, lote, validade, data de fabrico, peso, forma de armazenamento, cuidados de utilização, perigos e riscos. Os rótulos podem ser colocados diretamente na embalagem individual, nos tambores cilíndricos de metal, em contentores ou em outras áreas de armazenamento.
Dessa forma, as informações relacionadas a um produto químico específico precisam estar regulamentadas por meio de normas técnicas.
...
A ficha de segurançavermelho é inflamabilidade;azul é risco à saúde;amarelo é reatividade;branco indica perigos especiais, como ácido forte, gás asfixiante e produto radioativo.
Substâncias corrosivas são aquelas que podem causar severas queimaduras quando em contato com tecidos vivos. Podem existir no estado sólido ou líquido. Também causam corrosão ao aço. Basicamente, existem dois principais grupos de materiais que apresentam essas propriedades, e são conhecidos por ácidos e bases.
31 curiosidades que você vai gostar
Como Identificar Rótulos e Embalagens Para Produtos Perigosos2.0.1 A área azul indica os riscos à saúde humana:2.0.2 A área vermelha aponta a flamabilidade, ou a facilidade de pegar fogo.2.0.3 A área amarela refere-se à reatividade, ou o potencial de reação química.
São substâncias que apresentam uma severa taxa de corrosão ao aço. Evidentemente, tais materiais são capazes de provocar danos também aos tecidos humanos. Basicamente existem dois principais grupos de materiais que apresentam essa propriedade e são conhecidos por ácidos e bases.
a) identificação do produto e telefone de emergência do fornecedor; b) composição química; c) pictograma(s) de perigo (ver Anexos C e D); d) palavra de advertência (ver Anexo D); e) frase(s) de perigo (ver Anexo D e E); f) frase(s) de precaução (ver Anexos D e E); g) outras informações.
A ABNT NBR 14725 constitui parte do esforço para a aplicação do Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informação de segurança de produtos químicos perigosos.
A NBR 147725-3 tem como foco alinhar as empresas brasileiras ao Sistema Globalmente Harmonizado (GHS) de informações de segurança para produtos químicos perigosos. Flexível, ela considera que cada produto tem uma demanda e processo logístico específico.
Toda solução química preparada em laboratórios, para seu próprio uso ou de uso de outro Setor, deve conter um rótulo com: nome da solução, produto principal, produto secundário, usuário, procedência, data e o Diagrama de Hommel devidamente preenchido.
Os rótulos trazem dados baseados na quantidade saudável que podemos consumir, mas é preciso ler com cautela.
...
DE OLHO NO RÓTULOCarboidratos: 300 g.Proteínas: 75 g.Gorduras Totais: 55 g.Gorduras Saturadas: 22 g.Fibra Alimentar: 25 g.Sódio: 2000 a 2400 mg.Açúcares: 150 g.
A NR 32 é explícita na exigência de que os produtos químicos impliquem em riscos à segurança e saúde do trabalhador, tanto para fins de inventário no PPRA quanto para a ficha descrita – itens 32.3.4.1 e 32.3.4.1.1.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.
A Norma Regulamentadora Nº 26 (NR-26) determina que esses agentes devem ser classificados quantos aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da ONU (Organização das Nações ...
A NBR 17505 é uma norma que estabelece os requisitos exigíveis para os projetos de instalações de armazenamento, manuseio e uso de líquidos inflamáveis e combustíveis, incluindo os resíduos líquidos armazenados em tanques estacionários ou em recipientes.
Passo a passo para formatar o trabalho seguindo as regras da ABNTDefina as margens da ABNT e outros pontos. ... Formate a capa na ABNT (NBR 14724) ... Faça a paginação dos elementos na ABNT (NBR 14724) ... Crie o sumário na ABNT (NBR 6027) ... Organize as citações e referências na ABNT (NBR 6023)
A Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos é um documento que possui informações essenciais sobre os riscos inerentes a misturas e substâncias químicas. As instruções de elaboração e o modelo de FISPQ no Brasil são definidas pela norma NBR 14.725 - Parte 4.
As informações contidas nos rótulos dos produtos podem orientar o consumidor sobre se as substâncias presentes naquele determinado alimento podem ou não ser consumidas. Um exemplo é o glúten, que não pode ser consumido pelos portadores de doença celíaca.
Independente de termos ou não algum problema de saúde, o rótulo nos informa a quantidade de sódio, açúcar, gordura conservantes, corantes, dentre outras informações importantes para o nosso organismo, e que devem ser consumidas controladamente em nossa alimentação diária.
Significado de Corrosivo
adjetivo Que pode causar corrosão; capaz de provocar corrosão; que corrói. Diz-se do ácido ou da substância que provoca corrosão. [Figurado] Que causa destruição; que tende a agredir: comportamento corrosivo.
Os produtos corrosivos incluem ácidos, bases, oxidantes e fósforo branco e provocam um quadro característico de queimadura química. A terminologia empregada para os agentes corrosivos muitas vezes torna-se confusa, especialmente quando é empregado o termo “cáustico”.
As substâncias corrosivas mais comuns são os ácidos fortes e as bases fortes e as soluções concentradas de certos ácidos fracos e bases fracas. A sua acção sobre os tecidos vivos resulta em geral da catálise ácido-base da hidrólise de ésteres e amidas.
A identificação de produtos perigosos é realizada por meio da simbologia de risco, através do rótulo de risco, que são figuras que possuem a forma de um losango, contendo o pictograma/símbolo de identificação do risco.
Classes de produtos perigososClasse 1 – Matérias e objetivos explosivos;Classe 2 – Gases;Classe 3 – Líquidos Inflamáveis;Classe 4 – Sólidos inflamáveis; Matérias sujeitas à inflamação espontânea e matérias que, em contato com a água, liberam gases inflamáveis;Classe 5 – Substâncias oxidantes e peróxidos orgânicos;
O que fazer quando o granito trinca?
Como instalar uma antena de televisão?
Como fazer uma instalação limpa do maços Catalina?
Qual droga tem cheiro de plástico queimado?
Como salvar os arquivos no Excel?
Como salvar Google Slides em PDF?
Como salvar o nome da sua amiga?
Como salvar a imagem de uma página?
Como salvar um Arquivo no LibreOffice para abrir no Word?
Como salvar meus contatos no ZAP?
Como ganhar massa e deixar de ser magro?
Como instalar True skate de graça?
O que fazer quando a Violeta murcha?
Quais são os transtornos mentais?
Quanto tempo um cachorro vive com leishmaniose?