Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.
Mudança de índice Se quisermos mudar o índice de um radical, podemos dividir o índice e o expoente do radicando por um número natural maior que zero.
Quando os índices são diferentes Para tanto, podemos aplicar a 2ª propriedade da radiciação, que afirma que “a raiz não sofre alteração se multiplicarmos ou dividirmos o índice do radical e o expoente do radicando por um mesmo valor.”
Para reduzir radicais ao mesmo índice a primeira etapa é encontrar o mmc dos índices. A segunda etapa é dividir este número pelo índice antigo e multiplicar pelo expoente do radicando.
Para que o radical de duas ou mais raízes sejam semelhantes é preciso que o índice e o radicando sejam idênticos, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente que acompanha o radical.
Fatorar o número em fatores primos. Escrever o número na forma de potência. Colocar a potência encontrada no radical e dividir por um mesmo número o índice do radical e o expoente da potência (propriedade da radiciação).
Exemplos de radiciação: (Lê-se raiz quadrada de 400) (Lê-se raiz cúbica de 27) (Lê-se raiz quinta de 32) Atenção! Não esqueça que: Quando não aparecer nenhum valor no índice do radical, o seu valor é igual a 2. Essa raiz é chamada de raiz quadrada. A raiz de índice igual a 3 também recebe um nome especial e é chamada de raiz cúbica.
As simplificações podem ser feitas utilizando as propriedades dos radicais. Confira a seguir como cada propriedade pode te ajudar a realizar os cálculos. Quando o índice do radical e o expoente do radicando apresentam um fator comum realizamos uma divisão desses dois termos pelo divisor em questão.
Radiciação e Potenciação. A radiciação é a operação matemática inversa da potenciação. Desta forma, podemos encontrar o resultado de uma raiz buscando a potenciação que tem como resultado a raiz proposta. Exemplos. a) √81= 9, pois sabemos que 9 2 = 81
A raiz de uma outra raiz pode ser calculada mantendo-se o radicando e multiplicando-se os índices. A radiciação é a operação matemática inversa da potenciação. Desta forma, podemos encontrar o resultado de uma raiz buscando a potenciação, que tem como resultado a raiz proposta.
Qual o prazo de validade de um saco de cimento?
Qual o coeficiente de variação ideal?
Como saber se o cabelo vai ser liso?
Quais os conteúdos de Ciências Naturais no ensino fundamental?
Como saber se um certificado do Ensino Médio é reconhecido pelo MEC?
Quais são as etapas do orçamento público explique cada etapa?
Como saber se o controle do PS4 está com problema?
Como saber se um celular tem carregamento sem fio?
Como saber se o ponto do dente está inflamado?
Como saber se o cooler do meu notebook está funcionando ou não?
Quantos anos cai o último dente de leite?
O que acontece se o coxim do amortecedor quebrar?
Como se processa o conhecimento?
O que pode afetar o ciclo da água?
Como ocorre a contaminação do solo através do chorume?
Como a educação pode influenciar na vida do ser humano?