Assim que receber a notificação, o motorista deve preencher o Formulário de Recurso disponibilizado pelo site do Detran de seu Estado. É no documento que o condutor apresenta a razão pela qual acredita que a multa é injusta.
Se você dirige em rodovias federais (BRs), está sujeito a receber multas da Polícia Rodoviária Federal (PRF). E quando isso acontece, você sabe como agir buscando tentar evitar o prejuízo e os pontos na carteira?
O recurso é sua oportunidade para mostrar e provar as irregularidades da multa aplicada. Por exemplo: Se houver erro na infração ou no processo, a multa deverá ser cancelada. Para recorrer é importante obedecer o prazo estipulado na notificação.
O prazo para apresentação encontra-se expresso na Notificação de Penalidade. Para as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o Recurso de Multa é analisado pela JARI e, caso seja indeferido, o requerente poderá fazer nova contestação, em 2º instância.
O recurso de multa da PRF pode evitar a suspensão do seu direito de dirigir. Recorrer de multas de trânsito é um direito de todo o cidadão brasileiro. Esse direito está previsto tanto no Código de Trânsito Brasileiro quanto na Constituição Federal.
Quais são as principais regiões econômicas do Canadá?
Como os agrotóxicos são aplicados?
Como são chamadas as pessoas que moram em Paris?
Como surgiu a dança do caixão?
Quais as partes de um regulador de pressão?
Quais as as causas de icterícia no neonato?
Como são classificadas as margens esquerda e direita de um rio?
Como solicitar a suspensão do consignado?
Como são chamadas as grandes cidades?
Como foi o primeiro tipo de registro criado pelos seres humanos ainda na Pré-história?
Como chama as pessoas que moram no campo?
Como chama a parte de trás do pé?
Como escreve o nome Artes em inglês?
Como eram feitas as construções do antigo Egito?
Como se escreve Waifu em japonês?
Como se chama as peças do jogo de boliche?