O inóculo bacteriano pode ser obtido por meio do método de crescimento ou da suspensão direta da colônia. Independentemente do método de preparação do inóculo, antes da inoculação das placas, a turbidez da suspensão bacteriana deve ser mensurada com o auxílio de um turbidímetro ou de um cartão com listas.
Consiste em espalhar o material (suspensão bacteriana na maioria das vezes) com o auxílio de um swab (para obtenção de tapete uniforme) ou alça de Drigalski (para obtenção de colônias isoladas após diluição), fazendo a semeadura por toda a superfície da placa de Petri a ser utilizada nesta técnica.
Os padrões de McFarland são utilizados como padrões de turvação na preparação de suspensões de microrganismos. O padrão de McFarland 0,5 tem aplicação particular na preparação de inóculos bacterianos para a realização de testes de sensibilidade antimicrobiana.
A escala nefelométrica de Mc Farland é o padrão de turvação mais frequentemente utilizado nos laboratórios de microbiologia, para determinar a intensidade da multiplicação em meios de cultivo líquidos. ... Quanto maior o número de bactérias, maior será a opacidade do meio de cultura.
As colônias deverão ser contadas com o auxílio de contador de colônias equipado com placa de vidro ou acrílico, com diâmetro compatível com o das placas utilizadas, dividido milimetricamente em quadrantes com 1 cm2 de área e com iluminação artificial uniforme.
A técnica de cultura de bactérias consiste basicamente em promover a multiplicação de colônias de organismos microbianos in vitro. Através das técnicas de cultura bacteriana é possível diferenciar e determinar organismos diferentes de acordo com os objetivos da pesquisa.
Na prática, os resultados do teste de disco-difusão são interpretados comparando o valor do halo de inibição com os critérios publicados pelo CLSI. Desta maneira, as amostras bacterianas são categorizadas em sensíveis, resistentes ou intermediárias. O teste não fornece um resultado quantitativo, mas sim qualitativo.
Crescimento Microbiano Crescimento Microbiano 1 Cultivo e Crescimento de Micro-organimos Everlon Cid Rigobelo 2 Objetivos Cultivo laboratorial de Micro-organismos –Técnica asséptica Meios de cultura Meios sólidos Meios Líquidos 3 Objetivos Crescimento de micro-organismos –Crescimento de bactérias –Crescimento de Fungos –Multiplicação dos vírus
Métodos utilizados para a contagem do crescimento de micro-organismos –Contagem em placas –Contagem em lâmina –Turbidimetria 5 Micro-organismos Escherichia coli Aspergillus niger Bacteriófago Fonte: www.hyperscience.com6 Finalidade de cultivo Isolar e identificar
Crescimento de Bactérias Fase elongação –Podem atingir o dobro do comprimento Formação do septo –Crescimento da membrana plasmática –Parede celular no interior da célula Divisão –Formam partição que divide a célula em duas Fonte: www.mkldiagnostic.com 23 Fissão Binária Geração Tempo de geração 24 Crescimento de bactérias Culturas de batelada
Ciclo de Crescimento Microbiano Fase Exponencial –Crescimento Exponencial das células –Tempo de geração constante Taxa de Crescimento Exponencial –Número de gerações por Unidade de Tempo –Será curto ou longo dependendo da disponibilidades de nutrientes
Como usar hidrocarboneto para lavar roupa?
Como iniciar conversa de separação?
Quanto tempo leva pro câncer se espalhar?
Como colocar QR Code no cartão?
Como fazer carta de apresentação exemplo?
Como habilitar a câmera para ler QR Code Samsung A21s?
Como começar uma conversa em português?
Qual a taxa do PIX no PagSeguro?
Como iniciar o PostgreSQL no Linux?
Como consertar móvel de madeira lascado?
Como resolver uma expressão fracionária?
Como resetar iPhone 7 Plus pelo iTunes?
Como resetar as configurações do Wi-Fi no celular?
Como saber se o posto de combustível é confiável?
Como restaurar o padrão do teclado?