Basicamente as lesões são classificadas em três grandes grupos: (1) Lesões planas ou elevadas: alteração de cor ou formação solida; (2) Lesões com aumento de volume: coleção líquida; e (3) Lesões com perda de substâncias.
As lesões primárias são as que ocorrem na pele que previamente não havia lesões, como as máculas/manchas, pápulas/placas, nódulos, vegetações, vesículas e bolhas. Já as secundárias são as decorrentes de alterações nas lesões primárias, como é o caso da liquenificação, do espessamento, da cicatriz e da úlcera.
As lesões orais são placas eritematosas que podem ulcerar, dolorosas, mais freqüentes na região posterior da mucosa jugal, que apresentam fotossensibilidade em 25% dos casos.
Morfologia básica:
As lesões cancerizáveis são as lesões que apresentam potencial de transformação maligna. A porcentagem para o potencial de transformação maligna pode variar conforme a literatura variando conforme o modo como os estudos foram conduzidos, a localização geográfica e as características da população estudada.
As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.
Ao examinar um paciente com lesão dermatológica, devemos seguir uma sequência de raciocínio: padrão da lesão (morfologia básica) -> forma e tamanho -> coloração da lesão (alteração de pigmento ou de vascularização) -> textura (alteração de superfície) -> sintomas (se houver) -> localização.
Mácula: lesão plana, sem relevo. É identificada por uma alteração da cor na região. Pápula: elevação sólida, circunscrita, de até 1 cm de diâmetro. Placa: lesão palpável, elevada em “platô”.
Morfologia básica:
PATOLOGIA: CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES. 1 células, parenquimatosas e do estroma; 2 componentes intercelulares ou interstício; 3 circulação sangüínea e linfática; 4 inervação. More ...
As lesões elementares são aquelas modificações da pele determinadas por processos inflamatórios, degenerativos, circulatórios, neoplásicos, por distúrbios do metabolismo ou por defeito de formação. Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação.
Por serem externas, são de fácil acesso ao exame clínico, e empregam-se, na semiotécnica, a inspeção e palpação. Essas lesões dividem-se em dois grupos: primárias, que aparecem sem serem precedidas de outras alterações macroscópicas, e secundárias, que resultam da evolução de lesões primárias. EXAME FÍSICO
Deve-se pesquisar, ainda, se as lesões são recorrentes, determinando a periodicidade de surgimento das lesões e quanto tempo duram até haver remissão.
Qual é a frequência que espanta os insetos?
Como tirar o gosto de sabão em pó do arroz?
O que acontece quando a boca fica amarga?
Como tirar gosto de carne à vácuo?
Como tirar extrato do Imposto de Renda do Banco do Brasil caixa eletrônico?
Porque beterraba tem gosto de terra?
O que tira chiclete do aparelho?
Quem assina o certificado da CIPA?
Como tirar cheiro de xixi de cachorro com água oxigenada?
Como conservar tábua de carne de madeira?
Como desativar bloqueio de download do Chrome?
Como tirar ressecado de progressiva das mãos?
O que é Certificado de Responsabilidade Técnica?
Como tirar o gosto de Terra do Camarão?