Para não quebrar, Martins conta que é preciso duas coisas. Primeiro é o gerenciamento de risco, ou seja, saber o quanto você está disposto a perder. Além disso, deve-se ter pleno conhecimento do mercado e dos ativos que estão operando. “Só saber o quanto está disposto a correr de risco não é o suficiente.
Você só paga imposto sobre as operações de Day Trade se obtiver lucros e se não tiver prejuízos passados a serem compensados. Para saber o montante devido, basta verificar qual foi o lucro líquido auferido ao longo do último mês. Você deverá pagar no total 20% do lucro líquido a título de impostos de ganho de capital.
E no fim do dia (literalmente, já que estamos falando de operações diárias), quem nunca perde é a corretora: ela ganha a cada operação feita, não importa de que valor, não importa se deu lucro ou prejuízo ao cliente.
Nessa modalidade, a compra e venda de um ativo financeiro é realizada no mesmo dia e na mesma quantidade – pelo curto prazo, o risco do investimento é alto e não é incomum ver as pessoas perderem muito dinheiro, principalmente se o day trader não é um especialista.
Para quem deseja surfar na onda do day trade, Martins oferece uma série de dicas. A primeira delas é que existem diversos tipos de ativos que podem ser operados na modalidade, como, por exemplo, ações e opções, além dos derivativos, como minidólar e mini-índice. Os dois últimos são os mais complicados .
A alavancagem, ou seja, a possibilidade de fazer operações com valores superiores à quantia que o trader tem de fato em conta, é um recurso muito utilizado no Day Trade. Porém, esta solução deve ser usada de forma consciente, pois pode potencializar tanto os lucros como os prejuízos nas operações.
Comece com um único minicontrato para ganhar experiência e testar sua estratégia sem grandes prejuízos. Além disso, separe um orçamento apenas para o Day Trade. Assim, você não coloca o seu patrimônio em risco durante os possíveis altos e baixos da sua curva de aprendizado. Se tornar constante no mercado é o principal desafio do trader.
Outro ponto interessante é que o número de traders aumentou de 8 mil, em 2017, para 30 mil, em 2019. Desses, 92,1% abandonaram o barco em menos de um ano. Entre os que continuaram operando diariamente por mais de 300 pregões, 97% perderam dinheiro.
O que fazer para diminuir joanete?
Como saber se o etanol é de boa qualidade?
Como diminuir os impostos de uma empresa?
O que fazer para reduzir o problema ambiental provocado pelo plástico?
Quanto tempo a gata fica com filhote na barriga?
Como saber se estou com problemas na voz?
Como reduzir níveis de dopamina?
Como saber se a cadela já foi castrada?
É possível confundir sintomas de infecção urinária com gravidez?
Qual é a regra geral da concordância nominal?
Como saber se a multa já foi transferida?
Como saber se tenho imunidade boa?
Quem é o autor da música Quem de nós dois?
O que é um pré-natal de baixo risco?
Como pesquisar na Netflix pelo TV Box?